top of page
Buscar
Foto do escritorConsolacao Resende

Vivendo bem em tempos de Pandemia


A Pandemia que está instalada em todo o mundo modificou a vida das pessoas. O uso contínuo de máscaras e do álcool gel, o isolamento social, relações trabalhistas, relações médicas ... Diante de um medo exacerbado do Coronavírus, muitas pessoas que fazem tratamentos estão deixando de fazê-lo. Para falar sobre a vida em tempos de Coronavírus, o SUA SAÚDE entrevista a médica patologista do Laboratório Laborclínica de Betim, Dra Débora Andrade.

SUA SAÚDE: Como médica patologista, a senhora tem acesso aos números de casos de Covid em exames feitos no Laborclínica. O que temos de novidades nesta área hoje? DRA DÉBORA: A Pandemia do Covid-19 exigiu um rápido desenvolvimento de exames para o diagnóstico do Coronavírus. Esses exames podem ser realizados em diferentes momentos da infecção, com ênfase rápida nos resultados.

SUA SAÚDE: Fale sobre os testes de Covid-19 que estão sendo feitos no Laboratório Laborclínica? DRA DÉBORA: O Laborclínica realiza exames para o diagnóstico e acompanhamento da Covid-19. Para diagnóstico, o Laboratório oferece o exame molecular, que faz a detecção do vírus em materiais biológicos, tais como secreção de nasofaringe ou orofaringe. Esse exame é o RT-PCR e ele se positiva a partir do 4º dia após o início dos sintomas. Para acompanhamento, o Laborclínica oferece o exame sorológico, que detecta os anticorpos formados a partir da infecção pelo Coronavírus por meio do método imunocromatográfico, mais conhecido como teste rápido.

SUA SAÚDE: Qualquer pessoa pode fazer o teste? DRA DÉBORA: Sim. Todos podem fazer os testes, mesmo na ausência de pedido médico.

SUA SAÚDE: Foi instaurado um medo em relação ao Covid 19 e, por isto, muitas pessoas estão com medo de dar continuidade aos seus tratamentos por doenças crônicas, como cardiopatias, pressão alta, diabetes, etc. O que a senhora diria para estes pacientes? Vale deixar o tratamento de lado? DRA DÉBORA: É extremamente importante que pacientes portadores de condições crônicas mantenham seus cuidados médicos, inclusive durante a Pandemia. A interrupção desses cuidados pode levar ao agravamento de condições clínicas, como por exemplo, eventos como infarto agudo do miocárdio, crises hipertensivas e acidentes vasculares encefálicos. Cuidem-se!

SUA SAÚDE: Em sua opinião, como voltar a ter uma vida “normal” em tempos de Covid? DRA DÉBORA: O novo “normal” exige que mantenhamos uma nova rotina por meio do distanciamento em locais públicos, desta forma, evitando aglomerações, uso de máscaras e cuidados intensivos higienização das mãos, constantemente. Esse novo código de conduta sanitária ajuda a controlar o número de novos casos da Covid-19, mas serve também para outras doenças infecto-contagiosas como a gripe provocada pelo vírus Influenza.

SUA SAÚDE: Dê seu recado para o leitor SUA SAÚDE. DRA DÉBORA: Por fim, gostaria de reforçar que somos os grandes responsáveis pela manutenção da nossa saúde, como bem diz o jornal SUA SAÚDE, mas com o impacto também na coletividade. A grande lição da Covid-19 é que a conduta individual pode afetar a saúde de muitas outras pessoas, a começar pela nossa família. A conscientização dessa cadeia social é que faz a diferença no sucesso ou fracasso do enfrentamento da Pandemia.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page