top of page
Buscar
Foto do escritorConsolacao Resende

Tecnologia não é boa para crianças menores

O cérebro das crianças está em fase de mielinização para formar conexões que ativarão determinadas áreas para o resto da vida! Está provado que o excesso de eletrônicos altera essas conexões, prejudicando o desenvolvimento. Para falar sobre o assunto, o jornal SUA SAÚDE entrevista a Terapeuta Ocupacional Ariadne Alvarenga França que trabalha com desenvolvimento infantil.

SUA SAÚDE: Por que não é nada saudável deixar nossos filhos terem acesso muito cedo aos eletrônicos, como celulares, tablets e TVs? ARIADNE: As crianças pequenas estão na fase do desenvolvimento que chamamos de sensório-motor e, por isso, é importante que vivenciem experiências sensoriais e motoras que jamais terão nas telas. A diversidade de estímulos e brincadeiras criativas são importantes para favorecer conexões cerebrais que vão ajudar na aquisição de habilidades cognitivas, sociais e emocionais importantes ao longo de toda a vida.

SUA SAÚDE: Qual o tempo de tela para cada idade? ARIADNE: A sociedade brasileira de pediatria re-comenda que o tempo diário de tecnologia digital seja proporcional à etapa de desenvolvimento das crianças:

De 0 a 2 anos: NENHUM tempo de tela De 2 a 5 anos: até 1 hora Acima de 6 anos: até 2 horas.

O uso excessivo e o acesso precoce aos eletrônicos sem o acompanhamento dos pais têm levado a danos físicos, psíquicos, cognitivos e sociais tanto em crianças quanto em adolescentes. SUA SAÚDE:No caso dos pais, qual o tempo de tela para eles? ARIADNE: No caso dos pais, a questão principal não é só o dano provocado pela tela, mas o fato de que enquanto estão nas telas deixam de interagir com seus filhos, acabam permitindo que eles também permaneçam expostos excessivamente aos eletrônicos. É cada vez mais comum pais viciados no uso do celular/TV, e que para terem “sossego”, oferecem algum tipo de eletrônico/tela para seu filho, permitindo muitas vezes o acesso a conteúdos inapropriados para a faixa etária. A criança cresce com esse exemplo e também se vicia, além de muitas vezes desinteressar-se pelas brincadeiras com seus pares. É comprovado que brincadeiras ao ar livre são importantes para o desenvolvimento infantil e crianças que não brincam podem ser acometidas pela ansiedade, pelo isolamento social, pelo mau humor, pela redução da criatividade e capacidade cognitiva, desenvolver distúrbios do sono, se tornar sedentária e outros fatores. Isto mostra a importância do “brincar”.

SUA SAÚDE: Fale sobre a importância de se manter rotinas para uma educação infantil saudável. ARIADNE: Inserir rotinas com hábitos saudáveis no dia a dia é fundamental para o desenvolvimento de qualquer criança. O sedentarismo, o tempo de sono inadequado e o excesso de eletrônicos têm impacto negativo na qualidade de vida e saúde das crianças e suas famílias. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda, por exemplo, para crianças de 5 a 13 anos, uma rotina diária com 9 a 11 horas de sono, pelo menos uma hora de atividade física ou brincadeiras ao ar livre, e no máximo 2 horas de tela para recreação. É fundamental também que os pais estabeleçam em casa uma rotina que priorize sentar-se à mesa para fazer as refeições longe das telas, horário para atividades escolares, para atividade física, horário para ir dormir e para momentos de interação em família.

SUA SAÚDE: Como proceder também com adolescentes no caso de acesso à tecnologia? ARIADNE: Os adolescentes precisam ser monitorados quanto ao tempo de tela, pois o uso indiscriminado de celulares e computadores favorecem que durmam muito tarde, o que os leva a compensar as horas de sono noturno durante o dia, podendo impactar negativamente no seu desempenho escolar, e outras atividades durante o dia. A luz das telas afeta a produção de melatonina, que é um hormônio fundamental para o sono, prejudicando seu padrão e duração, levando a uma privação crônica do sono que trás prejuízos para a saúde física e psíquica. Crianças e adolescentes devem ser estimulados a ter uma rotina saudável de sono, desligando-se das telas algumas horas antes de dormir. Os eletrônicos presentes no quarto, como TV, computador, celular, devem estar desligados, pois a luz desses aparelhos estimula a atividade cerebral e dificulta o relaxamento para um sono reparador.

SUA SAÚDE: Dê um recado para os pais de crianças do SUA SAÚDE. ARIADNE: Pais, brinquem com seus filhos! Dediquem tempo para escutá-los, para acompanhar suas atividades e conviverem em família com momentos divertidos e felizes. Cultivem o hábito de tocar e abraçar, de demonstrar carinho, de celebrar as conquistas. A família é a base da sociedade. Se nós desejamos um mundo melhor, precisamos começar a construí-lo dentro de nossas casas. Filhos precisam de amor de pai e de mãe !

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page