O Sistema Único de Saúde (SUS) Betim, por meio da Diretoria Operacional e Referência Técnica da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, busca ofertar assistência integral e humanizada à mulher, em todos os ciclos de vida.
A proposta é contemplar a promoção da saúde, as necessidades de saúde da população feminina, o controle de patologias mais prevalentes nesse grupo e a garantia do direito à saúde, pautado nas diretrizes do Ministério da Saúde, Rede Cegonha e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. A Atenção Integral à Saúde das Mulheres em Betim é garantida por meio do acesso a diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS), onde a assistência é prestada por equipe multiprofissional. Na Atenção Básica, a assistência é feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), por equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), com apoio multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e/ou Equipe Intermediária de Saúde Mental (EISM), além de apoio das especialidades básicas de ginecologia e pediatria. Diversas ações e serviços são oferecidos nesses espaços: atenção em saúde sexual e reprodutiva; prevenção ao câncer de mama e do colo do útero; atenção à mulher no ciclo gravídico puerperal; atenção ao climatério; prevenção e assistência aos diversos tipos de violência e promoção da cultura de paz, além de atividades e práticas para promoção da saúde, em atendimentos individuais, compartilhados ou em grupos.
MATERNIDADES PÚBLICAS
A maternidade Pública Municipal Haydée Espejo Conroy e a do Hospital Público Regional Professor Osvaldo Franco oferecem o atendimento ao parto de alto risco e risco habitual. Nelas gestantes dos 13 municípios da Região de Saúde de Betim também são atendidas. As doulas comunitárias oferecem à mulher e seu acompanhante o apoio emocional e físico, durante o trabalho de parto. Por conta das adequações necessárias nas duas maternidades públicas municipais e para oferecer um atendimento de maior qualidade à mulher e ao recém-nascido, está em construção o Centro Materno-Infantil. “Estão sendo alinhadas entre as duas maternidades os protocolos de atendimento para garantir a assistência ao parto humanizado. Eles serão importantes para traçar as linhas de cuidado do Centro Materno e Infantil, que irá unificar as duas maternidades. Com previsão de inauguração em 2019, terá a capacidade para realizar 900 partos por mês”, explica o secretário-adjunto da Saúde, Hilton Soares. O Comitê Municipal de Prevenção Óbito Materno e Infantil representa a proposta de investimento na qualidade da assistência. “O comitê se reúne todas as segundas-feiras para discutir os casos de morte materna, infantil e fetal, propondo intervenções e melhorias no atendimento para a redução dos indicadores”, destaca a referência técnica da Saúde da Mulher, Elis Regina Silva Pinheiro. O Hospital Público Regional Professor Osvaldo Franco participa da linha de cuidados da mulher também na realização de cirurgias ginecológicas, cirurgias do câncer de mama e de colo uterino, de maneira articulada com a Rede de Assistência à Saúde. O atendimento das cirurgias para o tratamento de câncer de mama não possui demanda represada, e mutirões de cirurgias eletivas estão sendo organizados.
ENFRENTAMENTO DO CÂNCER
A linha de cuidado de câncer oferece exames necessários para a prevenção dos cânceres de mama e do colo uterino nas UBSs, no Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga e no Hospital Público Regional de Betim (HPRB). O objetivo também é orientar e conscientizar sobre os exames de prevenção e a importância do autocuidado. A atenção secundária é prestada no Centro de Referência em Especialidades Divino Ferreira Braga, que trabalha de maneira articulada com a atenção básica e hospital. As mulheres realizam consultas com ginecologistas, masto-logistas e pré-natal de alto risco. Para o acompanha-mento e investigação de patologias do colo uterino, o setor de Patologia do Colo oferece a consulta com especialista, exames de colposcopia, coleta de exames e a realização procedimentos, como a cirurgias do colo uterino e propedêutica de casos de cânceres de colo do útero. O cuidado da mama é realizado pela equipe multiprofissional, onde a mulher encontra também a Sala Rosa, inaugurada em 2017 para humanizar o atendimento às pacientes com diagnóstico positivo para o câncer ou que estão sendo avaliadas. O Pré-natal de Alto Risco (PNAR) garante às gestantes cuidados especializados. Com isso, o vínculo com a equipe de saúde da atenção básica é mantido, mesmo enquanto está em acompanhamento especializado – isso per-mite o monitoramento da gestação, proporcionando mais segurança para a mulher sem se desvincular dos profissionais, que habitualmente são sua referência na assistência. No Serviço de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas (Sepadi) há o acompanhamento dos casos de violência sexual e de casos infectocontagiosos. No Centro de Referência em Reabilitação Anderson Gomes de Freitas, as mulheres que passaram por cirurgia oncológica nas mamas recebem o tratamento em reabilitação com prioridade no atendimento, sem demanda represada.
ACOLHIMENTO HUMANIZADO
A rede de saúde de Betim oferece também atendimento e acompanhamento de mulheres vítimas de abuso sexual, com equipes treinadas para realizar os exames necessários nas maternidades, referências para o atendimento e acompanhamento psicossocial e jurídico, por meio dos equipamentos da Assistência Social. A rede de saúde pública possui um grupo de prevenção e tratamento contra a sífilis, que tem como objetivo principal, a discussão de estratégias para reduzir a incidência da doença no município. O Banco de Leite Humano é mais um serviço público oferecido às mulheres. Os profissionais auxiliam as mães sobre assuntos relacionados à amamentação e dão suporte para aquelas que desejam doar o leite materno excedente. O alimento doado passa pelos critérios de análise, é pausterizado e destinado aos bebês prematuros internados e que precisam do alimento nas maternidades municipais. Várias ações estão sendo propostas para aumentar a captação do leite humano.
Comments