Chegar à terceira idade é sinal de maturidade e, muitas vezes, é preciso “adaptar-se”. É uma questão de cuidar da saúde do idoso.
Há problemas de saúde que podem abalar a autoestima do idoso, como por exemplo, a incontinência urinária. É comum o idoso não conseguir mais segurar a urina e desta forma ter que usar fralda geriátrica. Por isto, a compreensão dos filhos e cuidadores é muito importante. É preciso esclarecer para o idoso que ele vai precisar usar fralda por questões da saúde. No caso da incontinência urinária, usar fralda geriátrica é apenas um processo, porque a incontinência precisa de atenção e cuidados para não se agravar. É bom lembrar que a incontinência urinária pode ser prevenida, na fase adulta, por meio da prática de atividades físicas, não fumar, não exagerar nas bebidas. Também é preciso cuidar da musculatura pélvica, fortificando os músculos que seguram a urina e ainda, não ficar segurando por muito tempo a urina quando há a vontade de ir ao banheiro.
COMO LIDAR COM ESSA SITUAÇÃO?
Alguns idosos aceitam com muita naturalidade usar fraldas geriátricas, outros nem tantos porque se sentem incapazes de cuidar de si mesmo. Esse fato faz com que muitos idosos deixem de cuidar de sua saúde, vitimizando o outro pelo seu estado atual e se tornando uma pessoa difícil de conviver. Quando o idoso está em uma casa de repouso, os profissionais conseguem de alguma forma reverter essa situação, mas o mesmo não ocorre em casa. Neste momento a família precisa ter bastante paciência e explicar ao familiar o que está acontecendo e porque ele precisa usar fralda. Não fique o culpando, ou dizendo que está perdendo tempo, mesmo que o idoso não esteja em sã consciência, ele consegue sentir muita coisa. Por isso, muita generosidade para quem convive com o idoso. Quando o idoso estiver muito resistente chame um psicólogo, ou alguém da família que ele confia para conversar com ele e esclarecer que usar fralda geriátrica é um processo. No caso da incontinência urinária há tratamentos que podem ser feitos e o idoso pode melhorar.
DICAS PARA O USO:
No caso de pessoas acamadas, é recomendado o uso dos modelos tradicionais de fralda (chamadas também de protetores ajustáveis), pois são mais confortáveis para o usuário e facilita o cuidado prestado pelo familiar/cuidador. Seja qual for o produto absorvente mais adequado, algumas características devem ser observadas para garantir a qualidade do produto e um melhor uso para o paciente:
PERFORMANCE: boa capacidade e velocidade de absorção. Muito importante avaliar isso para minimizar os riscos de um processo inflamatório chamado de Dermatite Associada à Incontinência (DAI), conhecido popularmente como “assadura”. Essa lesão, além do desconforto e dor para o usuário, pode evoluir e chegar a causar uma infecção local. Muitos produtos são confeccionados com cobertura externa em plástico, que contribui para aumentar a temperatura local. A preocupação com o odor pode resultar em isolamento social e pelo mal-estar causado pelo odor.
Leia atentamente as informações: √ Velocidade e capacidade de absorção; √ Cobertura externa em tecido suave; √ Controle de odor.
Apenas com o uso será possível percebê-las. Uma delas está relacionada às fitas adesivas e ao material onde elas são fixadas. Quando a fita é de boa qualidade, ela pode ser aberta e fechada sem que isso danifique a fralda, permitindo que se busque o ajuste perfeito ao corpo. Outro ponto está relacionado às costuras do elástico da fralda. Quanto mais reto for o corte, menor ajuste ao corpo.
Além disso, a maior parte das fraldas descartáveis disponíveis no mercado possui cobertura externa plástica, portanto uma fralda não vazará para a outra. Se o volume de urina for grande ou mesmo a frequência de evacuações, basta procurar um modelo de fralda com dupla camada e gel superabsorvente para garantir a capacidade de absorção, mas jamais usar dois produtos sobrepostos.
CUIDADOS COM A TROCA DE FRALDA
Quem faz a troca de fralda, precisa se atentar para algumas questões. Na troca de fralda, verifique as condições da pele e mucosas. Pode ocorrer assaduras ou a presença de manchas brancas. Se algo for incomum, chame o médico. As roupas íntimas também precisam ser trocadas com mais regularidade, até para evitar coceiras. Nas trocas de fralda, faça uma limpeza bem completa. Por isso, recomenda-se lavar a região dos genitais com água e sabonete neutro. Seque bem a área e sempre utilize toalhas macias. Se o idoso permanecer irritado ou agitado, ele pode estar com a fralda suja, por isso recomenda-se observar certas atitudes do idoso e logo providenciar a troca da fralda. Então, fique atento a todas estas observações.
Comments