top of page
Buscar
Foto do escritorConsolacao Resende

Projeto Art in Child

Sabe-se que a diversidade, seja entre crianças ou adultos, amplia e diversifica as possibilidades de acesso a produções culturais. Nós, professores, precisamos valorizar a participação das crianças em nossas aulas, estimulando o desenvolvimento do conhecimento, a criatividade e a imaginação.

POR: GML English Processes

Com base nisso, criei o projeto “Art in Child”. Com esse projeto, a cada bimestre as crianças deverão realizar uma pesquisa acerca de tópicos definidos previamente por mim. Essas pesquisas poderão ser realizadas em português ou inglês, de acordo com o nível de conhecimento de cada um, mas a apresentação final deverá ser montada em inglês, sendo extremamente importante que cada aluno realize sua própria pesquisa. A partir disso, os alunos deverão montar uma apresentação, em inglês, para os demais colegas; poderá ser no caderno, em figuras, desenhos, músicas, textos, arquivos digitais, etc. A arte, a escrita e a tecnologia permitem que as crianças explorem, dentro e fora da escola, palavras, emoções, transformações, relacionamentos e histórias, de modo a ampliar seus conhecimentos. Considerando os problemas ambientais que temos enfrentado em todo o Planeta Terra, o tema escolhido para as apresentações do mês de Setembro foi:

Going Green: Vamos ajudar a salvar

o nosso Planeta?

A proposta apresentada aos alunos foi a seguinte: cada aluno deveria montar um projeto com ações que ajudem a salvar o nosso Planeta. Com versões em português para finalidade de publicação e inglês para realizar as apresentações em sala de aula. O resultado foi lindo! Um incentivo para os alunos e à mudança de hábitos para os leitores que quiserem nos juntar nessa causa!

Projetos desenvolvidos:

Gabriel de Castro Soares Novaes Costa – 11 anos

“Todos sabemos que devemos salvar o meio ambiente, então tive a ideia de criar uma comida que nunca estrague, sem data de validade. Com o intuito de evitar o desperdício de alimentos, seria uma refeição única com todos os nutrientes necessários para nos nutrirmos por um dia inteiro.”

Bárbara de Castro Soares Novaes Costa – 8 anos

“Todos sabemos que temos que ajudar o meio ambiente, mas na maioria do tempo estamos no celular. Então minha ideia é criar um APP para celular sobre como ajudar o meio ambiente; com jogos educativos que alertem sobre a preservação da natureza. Dessa forma, estaríamos utilizando a tecnologia como ferramenta de conscientização das pessoas perante esse tema.”

Marina Chaves Nacur – 10 anos

“Todo nós sabemos a importância de cuidar do nosso planeta pois sem ele nós nunca existiríamos. Então eu tive a ideia de fazer uma mini hortinha. A regra é a seguinte: quando toda criança fizer 4 anos ela deverá fazer uma mini hortinha. E o bom é que a criança vai aprendendo a cuidar do Meio Ambiente. E essa ideia é para aumentar os alimentos que não são industrializados e são naturais, sem agrotóxicos, e não são alimentos transgênicos pois as sementes são diretamente das frutas que você come! Esse é o processo: você come a fruta, depois deixa a semente secar, planta na hortinha, cuida da sua semente, aprecia sua hortinha e depois pode comer!”

Marina Barbosa Martins – 11 anos

“O nosso planeta é um lugar lindo e maravilhoso, mas se desmatarmos tudo isso vai acabar. As árvores são as moradias dos animais e sem os animais, como abelhas, as flores não vão crescer. Por isso, o meu projeto é: a cada lote comprado, o comprador ganhará três árvores da Prefeitura de sua cidade para plantar em seu lote.”

Khyara Morena Frois Rabelo – 9 anos

“O ar que respiramos é composto por uma mistura de gases. Ele é extremamente importante para a nossa vida e a de outros seres vivos. A minha ideia é: a cada pessoa que comprar um automóvel, dentro deste terá um pacote com uma semente de árvore para ser plantada. Os automóveis são prejudiciais à natureza e ao ar devido a emissão de gás carbônico e, de forma compensativa, plantando uma árvore estaríamos ajudando a balancear esses efeitos.”

Maria Luiza Martins Ferreira – 16 anos

“Atualmente nosso planeta tem sido muito destruído pelo homem, e por isso novos projetos surgem com a intenção de salvar o mundo.

A minha ideia é uma composteira geradora de energia sustentável. Como funcionaria? Haverá uma composteira comum, que será abastecida com os lixos de cozinha e folhas de jardim. O gás produzido na decomposição dessa matéria orgânica seria canalizado. Este gás, inflamável, geraria calor em forma de fogo. Esse fogo, por sua vez, aqueceria uma quantidade de água. Criando, assim, uma pequena termoelétrica sustentável.”

Julia Martins Ferreira – 12 anos

“Hoje em dia estamos cada vez mais destruindo o nosso planeta e, assim, diminuindo sua expectativa de vida. Para ajudar o nosso planeta, eu criei o seguinte projeto:

Anualmente, as prefeituras poderiam arrecadar 5% do lucro de hospitais particulares e converter esse valor para revitalização de áreas verdes e espaços comunitários de sua cidade. Desta forma, teríamos maior harmonia visual e melhoria na saúde respiratória da população. Eu acredito que com a colaboração de todos, teremos um mundo melhor!”

Giovanna Gil Grossi Reis – 9 anos

“O nosso Planeta é lindo mas estamos destruindo ele. Por isso minha ideia é assim: Plantar mais árvores, não colocar fogo na Amazônia ou em qualquer lugar. Nós temos que ser conscientes com a água também, ela pode acabar e como iríamos viver? Então nós, seres vivos, temos que ter consciência para cuidar do nosso Planeta.”

Anna Morena – 11 anos

“Eu tive a ideia de falar um pouco sobre as lixeiras (orgânicas, de plástico, vidro, metal e papel) e o motivo da separação dos lixos. Eu acredito que se as pessoas separassem os lixos de forma correta, o nosso planeta ficaria um pouco mais limpo. Se cada um colaborasse em jogar o lixo na lixeira e não nas ruas, aposto que nosso planeta estaria melhor. Vamos separar os lixos e jogá-los nas lixeiras certas? Vamos salvar o nosso planeta?”

Henrique Bottrel – 9 anos

“Você cuida do nosso planeta? Porque eu sim. Deveríamos todos cuidar mais do planeta porque nós fazemos muitas coisas ruins para ele. Se você não cuidar, podem acontecer coisas ruins também para você, para seus amigos e para sua família. A Amazônia, por exemplo, poderá morrer porém ela pode reviver mas os humanos não irão reviver. Por isso, não corte as árvores, não queime as florestas, não limpe o quintal com fogo, separe o lixo em casa, separe o lixo de hospitais, não deixe a torneira aberta enquanto você estiver escovando os dentes e muito mais. Vamos todos ajudar! Obrigado.”

Eros Amaral Saraiva – 8 anos

“Eu acredito que uma maneira de salvar o planeta é oferecer serviços urbanos como coleta seletiva de resíduos, limpeza de estradas e drenagem. Deixo essa ideia para nossos governos.”

Pedro Henrique Vargas dos Santos -10 anos

“Minha ideia é reutilizar a água da chuva para regar as plantas, lavar o chão, tomar banho e lavar as roupas. Para reutilizar, precisamos que a água da chuva caia em uma calha, e siga por um cano até um filtro que irá separar os dejetos da água e a água limpa. A água limpa, então, vai para um barril que possui uma torneira para retirada da água.”

Jade Amaral Saraiva – 6 anos

“Eu tenho uma ideia para salvar o Planeta Terra que é usando brinquedos recicláveis de garrafa pet. Eu construí dois para brincarmos hoje.”

Nina Vasconcelos Senna – 10 anos

“Com o desmatamento das árvores, nós ficamos prejudicados. Minha ideia é que todos os seres humanos, no dia 21 de Setembro, plantássemos árvores pois é o Dia da Árvore.”

Alexia Bastos – 11 anos

“Criei uma estufa pensando na grande quantidade de agrotóxicos utilizada nas plantações. Quando colocamos a semente na estufa, deixamos ela saudável e quando elas forem plantadas crescerão bonitas e saudáveis; fazendo com que não precise do uso de agrotóxico. E além de tudo foi feita com materiais recicláveis. Uma dica: use sementes de frutas após elas serem comidas. Vamos salvar o planeta e faça parte você também do processo: COMEU, PLANTOU."

Lívia Couto – 13 anos

“Todos sabemos da importância de cuidar e nos preocupar com o planeta Terra e o meio ambiente. Como proposta para ajudar a salvar a natureza, tive a iniciativa de criar o seguinte projeto: Os meios de comunicação, jornais e revistas poderiam, a cada nova edição, publicar uma coluna ou notícia sobre o meio ambiente. Assuntos como: dicas de sustentabilidade, a importância da natureza para a nossa saúde, a situação do meio ambiente nos dias de hoje, desastres naturais, os ricos de extinção de animais e plantas, dentre outros. Para conscientizar as pessoas a se policiarem perante essas questões. Os próprios meios de comunicação poderiam criar um fundo de arrecadações de dinheiro para investirem em projetos de proteção da natureza e adicionarem, nas suas notícias, documentos de manifestações pro-meio ambiente. Acredito que dessa forma leitores dos noticiários poderão ter mais acesso à esse tipo de informação e ajudando, assim, a salvar o nosso planeta.”

Pedro Couto – 14 anos

“A partir da venda concretizada de 100 produtos distintos seria cobrado uma taxa de 10% do valor obtido sobre tais produtos. Essa arrecadação seria estritamente direcionada para um fundo onde este capital seria utilizado para fins ambientais, como por exemplo reflorestamento, cuidado de animais selvagens etc. Tudo para que a fauna e flora sejam preservados.”

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page