O prefeito de Betim, Vittório Medioli, fala aos leitores do SUA SAÚDE sobre o trabalho que vem sendo feito na cidade para se combater o Coronavírus.
SUA SAÚDE: Prefeito, quais são as últimas novidades para o betinense no combate ao Covid-19?
MEDIOLI: Até o momento a pandemia está sob controle. Betim registro 25 casos e apenas dois óbitos. Dos atingidos 22 se encontram recuperados e 1 está em isolamento.
SUA SAÚDE: Até o momento, qual a avaliação que senhor faz do trabalho realizado pela prefeitura de Betim?
MEDIOLI: Fomos o primeiro município de Minas a realizar um hospital de campo e preparar uma estrutura rigidamente dedicada ao covid-19, sem permitir que pacientes com indícios entrassem na rede municipal comum. Betim tinha 30 leitos de UTI e subimos para 210 UTI dos quais 110 já instalados e outros 60 que poderemos instalar em poucos dias. Somos o município mais aparelhado do pais, e felizmente com uma incidência muito baixa de contágios.
SUA SAÚDE: Nossa cidade já atingiu o chamado “pico” da doença? Se não, quando isto deverá ocorrer?
MEDIOLI: O controle sobre as causas de contágios e outras que ainda não compreendemos, deixou o covid-19 com uma curva quase inexpressiva depois de 2 meses da primeira sinalização. Segundo técnico esse atraso pode significar que a maior incidência ainda esteja por vir. Seja como for as medidas para evitar uma propagação explosiva estão sendo mantidas. Fomos o primeiro município do pais a decretar a obrigatoriedade de máscaras, a montar um hospital de campanha, a flexibilizar de forma consciente e cuidadosa as atividade e gastamos muita energia para conscientizar a população. Continuamos em alerta máxima, essa guerra, ainda, pode ser longa e árdua
SUA SAÚDE: : Faça um balanço do trabalho contra o Coronavírus que vem sendo realizado nas UPAS, Hospital de Campanha e Hospital Regional.
MEDIOLI: Adotamos medidas para que em nossa rede não entrem os suspeitos colocando em risco os servidores e os usuários, as orientações e capacitação foram intensas e precisas.
SUA SAÚDE: Quais foram as principais mudanças para a população no Decreto Municipal 42.097, de 27 de abril de 2020?
MEDIOLI: A flexibilização de atividades foi ousada e contestada , mais implantamos condições muito rígidas e reunimos com todos os setores para termos adesão ampla. Em alguns casos tivemos que alterar logo em seguida ao primeiro fim de semana em decorrência da constatação de riscos que se mostraram acima de quanto imaginávamos.
SUA SAÚDE: Quais serão as próximas medidas que o governo municipal deverá tomar em relação ao Covid-19?
MEDIOLI: Fiscalização, conscientização sem autoritarismo, que nesse caso é inútil, a grande maioria das pessoas aderem e querem uma união consensual para superarmos essa fase.
SUA SAÚDE: Qual o conselho que o senhor dá para betinense?
MEDIOLI: Precisa se cuidar, usar a máscara, manter distanciamento para evitar contato com pessoas e superfícies, higenizar as mãos e as superfícies de contato e não dar espaço para oportunidades, sempre preservando as pessoas portadoras de patologias de risco.
Comments