top of page
Buscar
Foto do escritorConsolacao Resende

Para as mulheres, todos os meses devem ser rosa


Prevenção e diagnóstico precoce são as principais formas de combater um tipo comum de câncer entre as mulheres: o de mama. Apesar de também afetar o público masculino, a doença representa 28% de novos casos entre mulheres a cada ano, ficando atrás apenas do câncer de pele. Mulheres cada vez mais jovens são diagnosticadas com a doença, que era comum aparecer apenas após os 50 anos. Para falar sobre o assunto, o SUA SAÚDE entrevista o médico ginecologista e obstetra, Dr. Geam Karlo, que também é presidente da Associação Médica de Betim.

SUA SAÚDE – Qual a importância na saúde em geral de eventos como o Outubro Rosa?

Dr. Geam – Os eventos de prevenção e divulgação conseguem orientar e mobilizar um número grande de pacientes sobre os benefícios do diagnóstico precoce e a importância dos exames de rastreamento.

SUA SAÚDE – Diante da sua experiência, qual a importância do diag-nóstico precoce?

Dr. Geam – O diagnóstico precoce melhora as chances de cura, com um tratamento assertivo e reduzindo sequelas.

SUA SAÚDE – Quais os fatores de risco para o câncer de mama?

Dr. Geam - Atualmente a obesidade é considerada um dos maiores fatores de risco para quase todos os tipos de câncer. Temos ainda o tabagismo, a história familiar do paciente e a história específica da paciente (idade da primeira e da última menstruação, número de gestações, tempo de amamentação, etc.).

SUA SAÚDE – Quais os tratamentos disponíveis hoje para quem tem câncer de mama?

Dr. Geam – O tratamento é feito de acordo com estágio da doença, temos as cirurgias e também os tratamentos de radioterapia e quimioterapia.

SUA SAÚDE – Você acredita que amamentar seja, de fato, um fator de prevenção ao câncer de mama? Por quê?

Dr. Geam – Sim, a amamentação é um fator de proteção, pois, este evento fisiológico diminui a exposição ao estrogênio, que é considerado um fator de risco.

SUA SAÚDE – Dê seu recado para a leitora do SUA SAÚDE em relação ao câncer de mama.

Dr. Geam - Tenha bons hábitos alimentares com uma dieta pobre em carboidratos, não fume, faça atividade física regularmente e visite o ginecologista para prevenção e mamografia anual.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page