top of page
Buscar
Foto do escritorConsolacao Resende

Os cuidados na hora de fazer uma plástica


A morte de Lilian Calixto, após ter feito um procedimento estético com o médico Dênis Furtado, conhecido como doutor Bumbum, reacendeu um debate sobre as os riscos de uma cirurgia plástica. O Sua Saúde ouviu o médico cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Reinaldo Neves, responsável técnico da Clínica Perfecta, em Betim-MG, que dá algumas dicas que podem reduzir a chance de algo “dar errado”, durante intervenções desse tipo.


SS - COMO ENCONTRAR UM BOM MÉDICO NA ÁREA DE CIRURGIA PLÁSTICA?

Dr. REINALDO: Hoje em dia, com o advento das redes sociais, as pessoas citam muita coisa boa, mas também, muita indicação de profissionais, às vezes, sem nexo e perigosos, deturpando a atividade médica e subestimando os riscos e a seriedade das intervenções invasivas ou não, dentro da área médica. Custos por exemplo muito baixos, não devem fazer você optar por esse ou aquele médico. Às vezes, custos pela metade de um médico em comparação a outro podem significar sonhos realizados pela metade também.

Bons médicos não precisam de propagandas, principalmente, em redes sociais. O boca-a-boca dos clientes devidamente tratados por ele, já faz esse “trabalho”! Mas, é imprescindível procurar nomes de médicos pela internet se for o caso, em sites oficiais, no nosso caso, o da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica nesse endereço: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/.

Lá você pode digitar o nome do profissional e saberá o possível sobre ele, mas principalmente se é mesmo cirurgião plástico e se é registrado como tal nessa sociedade. Todo o currículo do médico é disponibilizado lá. Ainda tem-se o site do Conselho Regional de Medicina de MG.


SS - QUAIS EXAMES DEVEM SER SOLICITADOS PELO MÉDICO ANTES DE UMA CIRURGIA PLÁSTICA? ISTO VALE PARA A COLOCAÇÃO DE PRÓTESES E PARA LIPOASPIRAÇÃO?

Dr. REINALDO: Vários exames fazem parte do chamado RC – Risco Cirúrgico, quando um médico - um clínico generalista por ex.-, solicita do cliente, desde avaliação do estado geral da parte sanguínea como Hemograma e Coagulograma, dosagem dos níveis de Glicose sanguínea, testes das funções renal e/ou hepática se for o caso, dosagens dos íons como Potássio e Sódio, e avaliação da urina com um exame de rotina e pesquisa de infecções assintomáticas. Outros exames mais específicos como ECG – Eletrocardiograma e RX do Tórax, também podem ser solicitados.

Na verdade esse RC é feito de rotina para qualquer programação cirúrgica e não só para cirurgias plásticas. Até “uma simples” Bichectomia (cirurgia para reduzir as bochechas), deve-se proceder a todos eles. Segurança nunca é de menos.

Esses exames deverão ter o aval de um cardiologista, ou mais indicado hoje em dia, por um Anestesiologista que é a minha preferência também. Ele descreverá um relatório, o RC propriamente dito, onde relata tudo referente ao exame físico feito por ele do paciente em questão, e os resultados dos exames de laboratório citados acima. Caso ele ache necessário, algo mais pode ser solicitado como exame de Teste Ergométrico ou avaliação específica mais profunda do coração e da Pressão Arterial.


SS - QUAIS PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS PODEM SER FEITOS EM CONSULTÓRIOS?

Dr. REINALDO: Quando se fala de procedimentos estéticos, estamos aqui citando aqueles da área médica (e deveriam ser assim e não feitos por fisioterapeutas, esteticistas e dentistas). Infelizmente às vezes, o não conhecimento dos riscos que correm tanto do profissional quanto do paciente, leva às catástofres como a morte da senhora citada no início desse. Esse colega citado, o “Dr. Bumbum”, subestimou os riscos e a ganância “falou mais alto”, arriscando com a vida das pessoas acreditando no ditado “comigo isso não acontece”.

Os procedimentos médicos estéticos ambulatoriais são desde os Peelings superficiais e profundos, uso de Laser, emprego de toxina botulínica (mais conhecido marca registrada Botox), os preenchimentos de pequenas áreas com o Ácido Hialurônico, o PMMA (sim, ele é autorizado no país pela ANVISA, mas sempre em pequenas áreas da face nos casos de lipodistrofias mais comuns nos portadores do HIV), atualmente os volumerizadores ou bioestimuladores de colágeno (o Ellansé nome comercial), e ainda uso de fios de tração da pele.

Lembro, todos de emprego por médicos especialistas, dermatologistas e cirurgiões plásticos, que saberão tratar também das complicações que porventura acontecerem.


SS - QUAIS PROCEDIMENTOS NECESSITAM DA ESTRUTURA DE UM HOSPITAL?

Dr. REINALDO: Aqueles ditos de tratamento hospitalar são aqueles que necessitam de maiores cuidados de enfermagem, quanto de médicos como anestesiologistas e clínicos, podendo o paciente no fim de sua recuperação algumas horas depois, ser liberado para casa, até mesmo após uma anestesia geral p. ex. aguardando claro, o devido tempo de recuperação em termos de 12 horas. Cada caso é muito bem avaliado antes da alta. Falamos aqui de hospital, mas temos clínicas de porte cirúrgico que tem todo o aparato legal e médico para qualquer tratamento hospitalar, inclusive com internação e blocos cirúrgicos mais equipados do que alguns hospitais. Na grande BH, temos varias delas.

Então, envolveu anestesia de maior porte, já deve ser nível hospitalar. Autorizados pela vigilância sanitária da cidade, com todos os alvarás possíveis.


SS - NO CASO DA LIPOASPIRAÇÃO, QUAIS OS CUIDADOS DO PÓS-OPERATÓRIO?

Dr. REINALDO: Ressalto aqui que a maioria de casos de insucesso e complicações divulgados na mídia é de médicos não cirurgiões plásticos, que se aventuram nessa área, menosprezando a vida e integridade de outros.

Quando devidamente indicada e conduzida, é um excelente meio de se resolver os acúmulos adiposos localizados pelo corpo, sendo essa sua verdadeira indicação, gordura localizada.

No pós-operatório, a paciente deve seguir à risca as indicações do seu médico liberadas por escrito. São elas: repouso em casa, mas não ficar só deitada. Mobilizar-se. Tomar bastante líquidos em média de 2 lts ao dia. Fazer as massagens de drenagem linfática por profissional também apto para tal. Usar as malhas compressivas (cintas) prescritas pelo cirurgião. Retornar ao seu médico nos dias e horários marcados por ele. Seguir as prescrições medicamentosas principalmente quanto aos analgésicos e medidas anti-trombóticas, anticoagulantes se for o caso.


SS - QUEM PODE COLOCAR PRÓTESES DE MAMA?

Dr. REINALDO: Qualquer pessoa saudável pode ser submetida a esta cirurgia, desde que tenha mais de 16 anos, quando os pais deverão dar seu aval assinando termos de consentimento autorizando o ato, e não se tem idade máxima, desde que a saúde da pessoa assim o permita. Eu mesmo já troquei implantes mamários de uma senhora de 74 anos sem problemas. A jovialidade está em nossa personalidade. O mais importante é a saúde da paciente. Lembro que homens também, fazem essas cirurgias por diferentes motivos.


SS - QUAL É O TIPO DE SILICONE CONFIÁVEL?

Dr. REINALDO: Acredito que no Brasil já não há mais espaço de comercialização de implantes de silicone não autorizados pela ANVISA. Além do que, os médicos preocupam-se com seus pacientes por serem co-participantes nos problemas gerados nos corpos das pessoas onde se implantam os mesmos. Então, estão à mercê da legislação, e não tem interesse em ver seu paciente sofrendo as mazelas de um implante não autorizado. Cada um tem um nome a zelar.

E por favor, não se submetam à implantes de silicone industrial. Esses são as piores coisas que alguém pode fazer de mal para seu próprio corpo. É o barato que sairá muito caro, podendo pagar até com a própria vida.


SS - DÊ UM CONSELHO PARA QUEM IRÁ FAZER UM PROCEDIMENTO ESTÉTICO?

Dr. REINALDO:

· Além dos já citados acima, procure sempre conhecer mais a fundo seu médico.

· Só opere com profissionais especialistas da SBCP.

· Só opere se entender muito bem o que será feito, e não opere com dúvidas.

· Procure saber onde será feita a cirurgia, se o local é padronizado para tal; Nada de cirurgias em garagens e apartamentos.

E lembrem-se do lema da SBCP: “Cirurgia Plástica é com cirurgião Plástico”!.

Obrigado pela oportunidade.


CONTATO: (31) 2571-2240

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Em dia com a saúde da mulher

Hoje, a medicina avançou nas mais diversas áreas, com destaque para a ginecologia. Diante deste cenário, estar atualizado e conseguir...

AS CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Wenceslau Moura - Engenheiro Civil e membro do Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental) ​ Há 26 anos fundamos, eu, meu pai e mais...

O uso de máscaras na prevenção

Hoje é fundamental o uso da máscara para conter a proliferação da Covid-19. Antes da pandemia causada pelo novo Coronavírus, era quase...

Comments


bottom of page