top of page
Buscar
Foto do escritorConsolacao Resende

Ortopedia

A Ortopedia é a especialidade médica responsável pelo estudo e pelo tratamento das doenças, lesões e deformidades que atingem o aparelho locomotor, incluindo os ossos, músculos, tendões, articulações e ligamentos. A Ortopedia está relacionada também com outra especialidade, a Traumatologia, que trata das lesões provocadas por traumas como, por exemplo, as fraturas ósseas.

Dr. Marco Antonio Fabrini de Araujo

CRMMG: 26121 Formado em medicina pela UFMG em 1992 e residência em Ortopedia pelo Hospital Universitário da FCMMG Clínica Ortomed: Av. Governador Valadares, 296/201. FONE: 3531-2624 e 99123-7030 - Betim - MG.

SUA SAÚDE - O senhor está sempre se atualizando nos congressos nacionais e internacionais da área. O que temos de novidades? DR. MARCO - Recentemente tive a oportunidade de visitar um centro de referencia em ortopedia no Hospital Santo Antônio, ligado a Universidade do Porto, em Portugal, e em seguida participei do Congresso da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia. O que mais tem preocupado a classe médica da Europa, e particularmente de Portugal, é algo que podemos trazer também pra nossa realidade aqui no Brasil: o envelhecimento da população. Segundo dados estatísticos da ONU, Portugal é hoje o 5º país no mundo com a população mais “envelhecida”, e deverá chegar em 2030 sendo o primeiro. Tal situação traz consigo a demanda por maiores cuidados preventivos e curativos relacionados ás doenças ortopédicas mais prevalentes na população idosa, tais como artrose, osteoporose, bem como as fraturas típicas do idoso, que são de alta morbidade e mortalidade. Assim novas técnicas, novos processos, novos materiais de implante e medicamentos estão sendo desenvolvidos atualmente visando proporcionar a esta população majoritariamente idosa, melhor qualidade de vida e sobrevida.

SUA SAÚDE - A Ortopedia tem diversas subespecialidades. DR. MARCO - De-vemos sempre procurar o ortopedista com a especialidade? Por que isto acontece? A ortopedia vem se de-senvolvendo bastante nos últimos anos, e sua área de abrangência é enorme, envolvendo diversos segmentos do corpo humano bem como doenças osteometabólicas, oncologia ortopédica, ortopedia pediátrica, etc. Tamanha complexidade leva à necessidade do profissional da ortopedia escolher uma área de atuação para se dedicar melhor. Ao procurar um profissional, porém, nem sempre sabemos qual subespecialidade procurar. Por isso, todo ortopedista está capacitado para prestar um atendimento inicial independente da queixa do paciente. Algumas vezes esse ortopedista poderá encaminhar o paciente a um colega de determinada subespecialidade, visando proporcionar ao paciente um tratamento específico.

SUA SAÚDE - No seu consultório, quais são os principais problemas médicos acometidos em seus pacientes? DR. MARCO - Os problemas corriqueiros são sem dúvida os mais prevalentes. São aqueles que acometem quase todos nós, tais como dores nas costas, tendinites, dores articulares, e decorrem muitas vezes dos nossos maus hábitos posturais e da realização de atividades físicas e laborais sem os devidos cuidados.

SUA SAÚDE - Como médico ortopedista do Hospital Regional, quais as principais recorrências na área pública? DR. MARCO - No caso do nosso serviço no Hospital Regional de Betim, um serviço estritamente de urgência, sempre tivemos alta prevalência de vítimas de acidentes motociclísticos e acidentes de trabalho, principalmente neste último caso, ferimentos nas mãos.

SUA SAÚDE - Como trabalhar a prevenção nos casos de doenças na coluna e nas articulações? DR. MARCO - É preciso ter consciência de que toda atividade exige condicionamento, inclusive as atividades banais do dia-a-dia. Assim, até para ficar assentado o dia inteiro em frente a um computador, precisamos estar condicionados fisicamente. O nosso aparelho locomotor exige de nós força e alongamento constantemente. E para isso, precisamos sempre realizar atividades físicas regulares, mesmo que leves. Caminhar mais, alongar mais, relaxar mais, descansando adequadamente e adotando hábitos saudáveis de vida e alimentação correta, iremos proporcionar a nossa “máquina” as condições adequadas para uma longevidade saudável.

SUA SAÚDE - Dê um recado para o leitor Sua Saúde. DR. MARCO - Cuidemos do nosso corpo como um bem precioso: Ele é único, não permite “recall” e algumas peças não tem reposição!!!



FAMÍLIA: É a motivação de tudo!

MEDICINA: É paixão e compaixão!

ORTOPEDIA: É realização profissional

DEUS: É Amor, a razão de tudo!

LIVRO DE CABECEIRA: “O Físico” de Noah Gordon

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page