O bacalhau é um alimento de origem muito antiga.
Tradicional dos mares frios, já era processado nas regiões da Islândia e da Noruega no século IX. Mas o prato não agrada apenas aos povos nórdicos. Sua utilização nas refeições foi difundida entre franceses, espanhóis e portugueses, chegando ao Brasil por meio deles! Aqui no Brasil é um prato tradicionalmente servido nos almoços de Páscoa, mas não precisa de data certa para ser apre-ciado. Na lista, que você vê abaixo, são apresentados diferentes preparos e acompanhamentos para você aproveitar esse pei-xe, de sabor bastante destacado, a qualquer momento do ano. Uma das maneiras preferidas de comer ba-calhau cá por casa é à Gomes de Sá. O bacalhau sabe tão bem misturado com a cebolada e as batatas. Uma conjugação simples mas a caminho da perfeição, um verdadeiro tesouro nacional em termos gastronómicos. A receita é da autoria de José Luís Gomes de Sá Júnior, nascido numa família abastada em 1851, na zona da Ribeira do Porto. O pai para além de director de um banco era dono de um armazém de bacalhau, que o filho herdou. O armazém acabou por ir à falência e José Luís encontrou emprego no restaurante Lisbonense. O prato foi logo bem aceite pelos clientes, o que fez com que fosse baptizado com o nome do seu autor.
Bacalhau à Gomes de Sá
INGREDIENTES:
Serve 4 pessoas: 2 postas de bacalhau demolhado (aprox. 600 g) 300 ml de leite 5 batatas grandes 2 a 3 cebolas 3 dentes de alho 150 ml de azeite Azeitonas pretas q.b. 1 colher de sopa de salsa picada 3 ovos Sal q.b.
MODO DE FAZER:
1. Colocar as postas de bacalhau num tacho. Escaldá-lo com água a ferver durante 20 minutos. Assim que colocar a água, tapar o tacho com a tampa e cobri-lo com um pano. 2. Limpar o bacalhau de peles e espinhas. Regar o bacalhau desfiado com o leite a ferver. Tapar e deixar em infusão durante 1h30 a 2 horas. 3. Cozer as batatas com a pele. 4. Cozer os ovos. 5. Cortar as cebolas às rodelas finas e picar os dentes de alho. 6. Levar um tacho ao lume com a cebola, alho e o azeite. Refogar até a cebola estar bem quebrada. 7. Pelar e cortar às rodelas as batatas. 8. Escorrer o bacalhau. 9. Juntar ao refogado as batatas e o bacalhau. Temperar com sal a gosto. Mexer. 10. Colocar a mistura num recipiente de barro. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 a 15 minutos. 12. Descascar e cortar às rodelas os ovos. 13. Dispor por cima do bacalhau os ovos cortados. Polvilhar com salsa picada e servir.
Opmerkingen