Se ele quiser ser compreendido pelos seres humanos ou por outros animais, seu gato adaptará suas habilidades de comunicação àqueles que estão por perto.
Cabe a você decodificar e decifrar o comportamento e a linguagem de seu gato! Com exceção de algumas palavras-chaves, seu gato não é capaz de compreender a linguagem humana. No entanto, ele é extremamente sensível à sua atitude (postura) e ao tom de voz. O gato pode sentir suas emoções e até prever o que você fará. Ao observá-lo com atenção, você verá que seu gato usa a linguagem corporal para expressar seus sentimentos de forma sutil.
EXPRESSÕES DE UM GATO: TUDO NA CABEÇA
Você aprenderá rapidamente a reconhecer as diferentes ex-pressões felinas só observando seu gato. ORELHAS ERETAS, voltadas para frente e abertas, com os olhos arredondados: gato neutro. ORELHAS LEVANTADAS E RETAS, torcidas para o lado, com os olhos estreitos (afunilados): gato nervoso e irritado. ORELHAS BAIXAS E PLANAS, com as pupilas arredondadas e dilatadas: gato agressivo. ORELHAS ABERTAS, ERETAS E VOLTADAS PARA FRENTE, com os olhos meio fechados (semicerrados) e pupilas em fenda: gato feliz.
SEU GATO TAMBÉM SE COMUNICA COM O CORPO
Você também pode aprender a compreender a linguagem corporal de seu gato. Aqui estão algumas dicas sobre diferentes tipos de comportamento: Ele esfrega a cabeça ou o rabo nas pernas do dono: nesse caso, o gato se sente muito próximo de você e quer compartilhar seu cheiro. Apenas retorne a afeição. Ele “massageia” o colo do dono: nesse caso, o gato está remontando o tempo em que ele mamava em sua mãe, estimulando o fluxo de leite. Ele rola no chão assim que vê o dono: nesse caso, ele está demonstrando submissão. No entanto, o gato adotará essa posição somente com pessoas com quem ele se sente completamente à vontade. Ele abana o rabo: ao contrário dos cães, isso não é um sinal de alegria nem de felicidade. Esse gesto expressa inquietação ou agitação. Se você estiver acariciando seu gato e ele começar a abanar o rabo, é melhor parar imediatamente, porque ele não está gostando e está dizendo isso a você!
SEU GATO EMITE SONS
Ronronar: isso costuma ser um sinal de contentamento. Os filhotes começam a ronronar quando mamam na mãe pela primeira vez, expressando tanto satisfação como total dependência por ela. Ao ronronar com você, seu gato está expressando bem-estar ao seu lado. Contudo, um gato que esteja sofrendo ou ansioso pode algumas vezes ronronar para si mesmo, provavelmente como uma forma de aliviar seu estresse. Rosnar e sibilar: seu gato deseja intimidá-lo. Utilizados no caso de agressão, esses dois sons fazem parte de sua estratégia de defesa. Miar: existem muitos tipos diferentes de miados, mas ca-da um deles tem seu próprio significado. Os miados podem expressar pedido, queixa, con-fusão ou recusa.
EXPRESSÃO ATRAVÉS DE GESTOS
Esfregar-se: com esse gesto, o gato deposita secreções hormonais nas pernas e nos tornozelos de seu dono. O gato está compartilhando seu cheiro como o dono e demonstrando sua sensação de bem-estar. Arranhar: os arranhões deixados por seu gato em seus móveis, papel de parede, sofá ou nas árvores são frequentemente associados à eliminação de jatos de urina. A castração pode acabar com esse péssimo hábito. Uma solução alternativa consiste na instalação de algum poste de arranhar, que vem com odores especiais para atrair os gatos. Por fim, o veterinário poderá ajudar com o emprego de terapia comportamental. Afinal, sempre existe uma solução nesse caso!
Comments