A inauguração do novo Hospital da Rede Mater Dei de Saúde, o Mater Dei Betim-Contagem, no dia 18 de janeiro último é um grande passo na história da Rede. Para falar sobre este empreendimento, o SUA SAÚDE entrevista o médico Mastologista, doutor Henrique Moraes Salvador Silva, que é presidente da Rede Mater Dei de Saúde e Coordenador do Serviço de Mastologia do Mater Dei.
SUA SAÚDE: Por que Betim, no limite com Contagem, foi a região escolhida para abrigar um novo empreendimento Mater Dei? DR. HENRIQUE: Primeiramente, nossa decisão foi em-basada no fato de termos uma carência de leitos hospitalares na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sendo assim, buscamos um lugar de fácil acessibilidade e com infraestrutura. Há 5 anos, o então prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa, nos orientou nesta escolha: o espaço que prospectamos, então, era de 256 metros quadrados, divididos em 5 terrenos.
SUA SAÚDE: O que o usuário do sistema Mater Dei irá encontrar nesta nova unidade da Rede? DR. HENRIQUE: O Hospital irá oferecer para a população de Betim, Contagem e as demais cidades que fazem parte da região Oeste de Minas Gerais, a cultura do atendimento personalizado e diferenciado, que faz parte da Rede Mater Dei de Saúde. Com uma área construída de 42 mil m², uma estrutura moderna e sustentável, o Mater Dei Betim-Contagem será um hospital geral e realizará atendimento em diversas especialidades clínicas. A expansão contará com 367 leitos de internação, 36 leitos de UTI adulta, 20 leitos de UTI Pediátrica e Neonatal, 13 salas cirúrgicas, Medicina Diagnóstica com exames de tomografia, ressonância, ultrassom, mamografia, densitometria, raio x, entre outros, serviço de hemodiálise e hemodinâmica, oncologia, pediatria, maternidade, pronto-socorro adulto e pediátrico 24 horas, heliponto, Centro de Convenções para eventos científicos e estacionamento. Só lembrando que iremos inaugurar de maneira faseada e de acordo com a demanda.
SUA SAÚDE: Quais os diferenciais da Rede Mater Dei? DR. HENRIQUE: o Mater Dei trabalha a saúde buscando atender o paciente de forma humanizada, que começa no acolhimento, isto com qualidade, que é padronizada e certificada. Buscamos uma customização e individualização dos tratamentos. Desta forma, temos profissionais capacitados e qualificados para melhor servir. Sem contar, o investimento tecnológico que sempre buscamos: já tivemos mais de 300 cirurgias robóticas. Exemplificando: desde 1980 temos uma grande satisfação do paciente, pois somos flexíveis nos horários de visita, trabalhamos com música, quando o paciente está no CTI, ele tem o acompanhamento dos familiares. Buscamos estar sempre num ambiente com área de convivência e em sintonia com o meio ambiente. Só mais um exemplo, estamos informatizados e podemos fazer nossas reuniões por meio de videoconferência que comporta até 20 diferentes pessoas.
SUA SAÚDE: Como foi escolhido o corpo clínico e de funcionários do Hospital de Betim Contagem? DR. HENRIQUE: Nossa filosofia é ter uma casa de portas abertas para profissionais éticos, de boa formação e especialização. Buscamos alguns profissionais de nossas redes, investimentos num corpo clínico com médicos que fizeram residência conosco, abrimos oportunidades para profissionais da região. Nesta primeira fase, foram cerca de 500.
SUA SAÚDE: O que o senhor tem a dizer aos leitores do SUA SAÚDE. DR. HENRIQUE: É com muita alegria que aportamos na cidade e iremos atender as cidades de Contagem, Betim, Itaúna, Pará de Minas, Bicas, Brumadinho, Bom Despacho, podendo chegar até o Triângulo. Nossa visão de um sistema de saúde é preventiva e, que por isto, tem adicionais que vão além do atendimento hospitalar, com gerenciamento e controle clínico dos pacientes. E no mais, digo em nome de toda a rede: PODEM CONTAR CONOSCO!
Commentaires