Betim ganhou mais uma casa de repouso para idosos, no alto do bairro Angola, que foi inaugurada no final do mês de julho.
Magia de Viver é um projeto que nasce carregado de histórias. A casa, anteriormente com kitnets tipo “hostel”, ganhou roupagem nova: um salão para refeição com cozinha industrial, rampas em todos quartos com novas instalações nos banheiros – todas as portas são de 90 cm sanfonadas, pintura nova e outros detalhes. A história do Magia de Viver começou com o casal Iderval Ladeira e Laurinda Luíza Ladeira que resolveu construir uma casa com quartos para alugar, pensando no futuro dos dois filhos. No entanto, com o passar dos anos, senhor Iderval acabou cego em virtude do Glaucoma e, em por disto, ficou difícil continuar com o projeto. Como durante um período, ele teve a convivência de três idosos, ele disse para filha, a enfermeira Adriana Ladeira, que o local poder-se-ia transformar em um “asilo”. Logo a ideia foi abarcada por Adriana, que resolveu investir, mesmo sem ter nenhum conhecimento acerca do funcionamento de um Lar para Idosos (são os vários os nomes dados para falar destes locais). Perguntou ao pai: - É isto que o senhor quer? Então, assim será. Assim nascia o Magia de Viver. Adriana foi em busca de conhecimento, dos tramites legais – o alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária já está liberado -, de equipe e, lógico, de dinheiro. “Visitei casas de repouso de Beagá e de Betim”, conta. “Fui em busca de um contador, para que nos ajudasse no empreendimento e ouvi do meu pai: - Acordou o gigante!”. Todo o processo teve a participação da família: os pais, o irmão e os filhos, além de amigas. O mais interessante que, o projeto iniciado no fim do ano passado, foi inaugurado no dia 21 de julho, uma semana depois, a família perdia o senhor Iderval, que morreu feliz em virtude do Magia de Viver. “Nossa casa de repouso é uma homenagem a este grande homem: meu pai”, diz.
MAGIA DE VIVER
Não havia nenhuma preocupação na escolha do nome. Mas, para funcionamento era preciso um. Assim, vários nomes vieram à tona. Até que, em certo dia, Adriana estava deitada quando pensou: “é preciso mágica para se viver e chegar na idade que nossos idosos chegam”. Este foi o insight que ela precisava: “Magia de Viver”. “Primeiro pela mágica que precisamos para ter uma vida feliz e; segundo, pela magia que deve ser a terceira idade, uma vez ela é a coroação de uma vida inteira”, explica.
EQUIPE
Inicialmente, o Magia conta com a coordenação de Adriana Ladeira, auxiliada pela sócia e, que é a enfermeira assistencial do projeto, Zilda de Souza. A administração está a cargo de Juliana Suga, Sueli Cardoso Resende é referência técnica em enfermagem, todos com o apoio inicial de Rafael Ladeira, cuidador de idosos. Além deles, o espaço também conta com uma pessoa para serviços gerais, cozinheira e nutricionista.
Você quer conhecer o Magia de Viver? Ligue e saiba mais: (31) 99822-4371 | (31) 98822-6298
Comments