A estratégia alimentar Low Carb é baseada em uma redução do consumo de carboidratos refinados na alimentação.
Como pães, bolos, macarrão (vindos das farinhas brancas - trigo) e de alto índice glicêmico (elevam muito rápido a quantidade de glicose no sangue (arroz, aveia, grão de bico, mandioca).
Para compensar a redução no carboidrato, deve-se aumentar a ingestão de gorduras boas, que estão presentes em alimentos como abacate, azeitonas, castanhas, azeite e peixes como sardinha e salmão, e não ter medo da gordura natural dos alimentos como pele de frango, manteiga e a gordura das carnes e ovos (claro que não se deve exagerar em nada).
Essa estratégia é bastante eficiente para fazer emagrecer porque ao diminuir a ingestão de carboidratos (glicose) também se diminui a quantidade de insulina produzida (hormônio que coloca essa glicose para dentro da célula). Este hormônio em excesso pode levar a quadros de diabetes, e aumento da gordura abdominal e do fígado.
Para fazer a low carb, deve-se retirar carboidratos refinados da alimentação, como açúcar (todos os tipos), farinha branca (trigo especialmente), arroz branco, refrigerantes, doces e salgados. Em alguns casos, como em pacientes diabéticos, hipertensos, com gordura no fígado, ovários policísticos, pode ser necessário reduzir a ingestão de carboidratos até mesmo de algumas frutas (mamão, melancia, banana) e tubérculos (batata doce, mandioca, inhame), para saber em qual grupo se encontra. Por isto é indispensável o acompanhamento com um bom nutricionista.
No início da mudança para a estratégia lowcarb, a pessoa poderá sentir tonturas, mal estar, dores de cabeça, isso é conhecido como gripe lowcarb, e se dá por que ao diminuir a secreção da insulina, você elimina mais água e sódio pelos rins, o que gera uma baixa na pressão e, consequentemente, os sintomas acima. A solução está na hidratação e ingestão de um pouco mais de sal nos alimentos (nada de exageros viu?).
Os lanches, que aos poucos vão sumindo, pois a pessoa não sentirá fome como antes, devem incluir alimentos como ovos, queijos, castanhas, abacate e coco. O almoço e o jantar devem ser ricos em saladas, legumes e carne. A base da low carb é a “comida de verdade”.
Além de ser usada para emagrecer, essa estratégia alimentar também é indicada para tratar problemas como colesterol alto, diabetes, triglicerídeos elevados, pressão alta, gordura no fígado, síndrome dos ovários policísticos.
ALIMENTOS PERMITIDOS
Os alimentos permitidos na Low Carb são: frutas (dependendo de que grupo você está pode ser preciso restringir algumas), verduras e legumes; carne vermelha, frango e peixes; queijos; ovos; azeite, óleo de coco, manteiga; nozes, amêndoas, avelãs, castanha-do-pará; sementes em geral, como chia, linhaça, girassol e gergelim; café e chás sem açúcar; e não se esquecer de beber muita água (isso vale pra qualquer protocolo alimentar).
ALIMENTOS PROIBIDOS
É importante evitar todos os alimentos que possuam uma elevada quantidade de carboidratos. Dessa forma, uma boa opção é consultar o rótulo do alimento antes de consumir. No entanto, alguns exemplos dos tipos de alimentos que devem ser evitados são:
Açúcar: todos os tipos. Isso inclui alimentos como refrigerantes, sucos de fruta (mesmo os naturais, pois eles têm elevadas quantidades de frutose), doces, sorvetes, bolos e biscoitos;
Cereais, como trigo, cevada, centeio, aveia e alimentos como o pão, biscoitos, salgados, torradas;
Gorduras trans: batata frita embalada, comida pronta congelada, margarinas, óleos vegetais (canola, milho, girassol)
Carnes processadas: presunto, peito de peru, salsicha, linguiça, salame, mortadela.
Outros: arroz branco, macarrão branco ou integral, farofas (milho,mandioca), tapioca e cuscuz.
Dica importante:
Evitar todo o tipo de produtos industrializados, uma vez que normalmente contêm uma elevada concentração de carboidratos e conservantes, dando preferência para produtos naturais e vegetais frescos. Ou seja, desembale menos, descasque mais.
SONHO DE GULA
“Após uma necessidade real de saúde familiar nasceu a Sonho de Gula. Diante do risco de uma diabetes, seguido de esteatose hepática e sobre peso começou minha história com a Vida Low Carb. O resultado em pouco tempo foi maravilhoso e os exames por si só falavam. O que era uma necessidade virou empresa! A Sonho de Gula nasceu por minha família e porque não compartilhar com mais pessoas os benefícios que o estilo de vida Low Carb nos proporcionou?
Hoje atendemos a um público muito especial em Betim, BH , Contagem e Igarapé. Trabalhamos com produtos selecionados e frescos, vegetais orgânicos que são colhidos na nossa própria horta. Contamos com o apoio dos melhores profissionais de saúde de Betim.
Para coroar este trabalho, trago pra vocês a receita de uma panqueca low carb”.
Como fazer:
INGREDIENTES
DA MASSA
2 ovos inteiros; 1 colher de sopa de farinha de amêndoas; 1 colher de sopa de azeite; 2 colheres de sopa de água; Sal rosa a gosto; Orégano
INGREDIENTES DO RECHEIO:
Carne moída (patinho), ou frango desfiado, ou peixe. Pode ser qualquer proteína de sua escolha.
PREPARO:
Misture todos os ingredientes da massa com garfo e coloque em um frigideira antiaderente e pré-aquecida e untada com um fio óleo de coco. Mantenha a frigideira tampada e em fogo baixo até que asse lentamente. Depois de assada é só rechear! Por cima você pode colocar um pouco de mostarda zero sódio.
Bom apetite!
Contato: (31) 97146-0822
Comments