top of page
Buscar
Foto do escritorConsolacao Resende

Lanche saudável é uma necessidade


Crianças, que se alimentam melhor, têm mais saúde e mais disposição, refletindo positivamente, inclusive, no desempenho escolar.

A alimentação saudável tem um papel fundamental na promoção de hábitos saudáveis e prevenção de doenças, como a anemia, por carência de ferro, e as hipovitaminoses. Por isto, nesta edição, o SUA SAÚDE traz sugestões para planejamento do lanche do seu filho. Se você não tem tempo para isto, não se preocupe, existem empresas especializados no assunto, como a Snack, em Betim. O objetivo destas empresas é transformar o lanche do seu filho numa curiosidade lúdica.

CRIANÇAS DE 1 A 6 ANOS:

Nesta fase, as crianças experimentam novos alimentos com facilidade e têm apetite variável. Vale a pena investir em alimentos diversificados, aproveitando, inclusive, os alimentos da época, como frutas e verduras da estação.

CRIANÇAS DE 7 A 12 ANOS: Têm apetite maior e boa aceitação de novos alimentos. Contudo, para a preocupação dos pais, esta faixa etária sofre maior influência da mídia e dos colegas na hora de escolher o que vai comer, além de ter maior preferência por alimentos ricos em amido e açúcares, em geral, podendo levar ao sobrepeso e/ou obesidade.

Então, como montar um lanche saudável?

Os lanches devem ser compostos por:

Um alimento energético, rico em carboidratos. Exemplos: pão de sal, pão integral, pão de queijo, tapioca ou bolo simples;

Um alimento construtor, rico em proteínas. Exemplos: leite, leite fermentado, iogurte, ovos, queijo minas frescal ou queijo minas padrão;

Alimento regulador, rico em vitaminas, sais minerais e fibras. Exemplos: maçã, pera, banana, laranja, água de coco ou legumes ralados em sanduíches. Pensando nas necessidades nutricionais das crianças e nas preferências desse público, destacamos os lanches de melhor aceitação: Bolo de cenoura, iogurte simples e melancia picada; Bisnaguinha com geleia de morango, leite fermentado e laranja picada; Biscoito aveia e mel, vitamina de banana e mamão picado; Torradas integrais com patê de legumes, suco de maçã e pera; Pão de queijo, água de coco e salada de frutas.

Dicas:

Variar a apresentação dos alimentos, tornando-os atraentes, utilizando alimentos coloridos e cortadores, para fazer os mais diversos formatos (estrela, flores, quadrados e círculos). Promover lanches criativos e nutritivos, como: Bolo de cenoura com uma fina cobertura de chocolate meio amargo ou ao leite, espetinho de frutas ou cookies de aveia. Para os lanches da escola, sempre colocar uma fruta na lancheira e, se possível, permitir à criança escolher qual ela gostaria de levar.

Importante: A família e a escola devem dar exemplo, reforçando e incentivando hábitos alimentares saudáveis, como tomar água e comer frutas durante o dia, realizar todas as refeições, ter verduras e legumes no almoço e jantar de forma rotineira, para que a criança tenha os hábitos alimentares saudáveis desde sempre, garantindo saúde e disposição também na vida adulta.

Os lanches ficarão mais atrativos se houver:

Variedades de pães (bisnaguinhas, sanduíches de pão de forma, minipão de sal, pão de batata ou de abóbora). Variedade de recheios: queijos, patês com legumes ralados, geleias de frutas. Variedade de biscoitos e bebidas: permitir que a criança, dependendo da idade e sob a supervisão de um adulto, prepare o próprio biscoito, incluindo aveia, canela e frutas (maçã, banana, etc.) e o próprio suco natural de fruta.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page