top of page
Buscar
Foto do escritorConsolacao Resende

Isolamento social promove estresse tóxico


A pandemia, indiscutivelmente, provocou mudanças drásticas na vida de muitas crianças, e tem cada vez mais as-afetado tanto cognitiva quanto emocionalmente, em especial, as crianças que já apresentavam uma rotina escolar e social estabelecida.


Dra. Luciana Krolmann PEDIATRA

O isolamento social trouxe como consequências o estresse tóxico infantil. Crianças que já tinham o hábito de brincar com os amigos, estudar e interagir com os animais tiveram sua rotina completamente modificada, e precisaram permanecer por muito tempo em casa, inativas, sozinhas ou conectadas em sua maior parte do tempo com o celular e com a televisão. Além disso, muitas crianças enfrentaram em casa a perda de familiares, abuso infantil, negligência, desemprego e problemas conjugais, e a consequência de tudo isso, foi o aumento considerável de crianças com sintomas de ansiedade, angústia, transtorno de humor, insônia e depressão.

E o que nós, mães, poderíamos fazer para ajudar as crianças e minimizar esses problemas, para que não sejam afetadas emocionalmente? A primeira atitude mais importante é controlar o tempo de contato com a tela (celular, televisão). Infelizmente sabemos dos riscos viciantes do excesso de eletrônicos; as crianças tendem a se isolar mais, conversar menos com seus pais, a não os expor seus sentimentos, e com isso, gerar mais tristeza e sensação de abandono.

Sempre oriento os pais a tentarem manter uma rotina com algumas tarefas lúdicas, por exemplo: leitura, jogos de trabalho, auxiliar em tarefas domésticas, como preparar um lanche, fazer um bolo, ouvir música, cantar e dançar juntos.

Brincadeiras ao ar livre, em locais onde não há aglomeração, contato com a natureza, com os animais em casa (cão, gato etc...) podem contribuir para o bem-estar das crianças. Considero também, como medida essencial, que os pais mantenham uma boa saúde mental, evite assistir noticiários em excesso e fake News, à fim de evitar mais estresse e medo na vida das crianças. Para isso, indico aos pais a realizar algumas atividades que os ajudem a reduzir a tensão, como a oração e meditação. De fato, houve um aumento considerável no aumento de casos nas últimas semanas, e com isso, maior número de crianças foram proporcionalmente afetadas pela doença, no entanto, não devemos ficar em pânico ou ansiosos, uma vez que isso só eleva o cortisol e piora o estresse. Portanto, deixo aqui minha mensagem: Sigam as medidas básicas de segurança, evitem aglomerações, usem máscara e álcool gel frequentemente, e tenham muito cuidado com as escolas clandestinas; aglomeração de pequenos números de crianças sem protocolo de segurança pode ser mais prejudicial do que o reinício das escolas com as medidas de segurança respeitadas.

Fiquem bem e em paz, cuidem-se, estamos juntos nesse processo e tenho certeza que sairemos disso tudo mais fortes e unidos.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page