top of page
Buscar
Foto do escritorConsolacao Resende

Infectologista alerta para os riscos de contaminação


Os últimos dias não têm sido fáceis para os mineiros. Chuvas intensas, desmoronamentos, inundações, perda de vidas. O cenário devastador alerta ainda para um outro perigo: os riscos de doenças infectocontagiosas que podem ser transmitidas pela água da enxurrada.

Adelino de Melo Freire Júnior, infectologista da Unimed-BH, ressalta que tudo que é atingido pela água de enchentes pode levar à contaminação por doenças, inclusive, alimentos e medicamentos embalados e que não tenham sido abertos, mas entraram em contato com a enxurrada. Esses itens devem ser descartados. Dentre as doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada está a Leptospirose, já que as fezes e a urina do rato ficam diluídas na água. “Também são comuns a febre tifoide; as dermatites, que são inflamações de pele; as gastroenterites, que causam náusea, vômito e diarreia; e a Hepatite A”, destacou. Quem teve contato com água de inundações precisa ficar atento. “Quando isso acontece, a orientação é, se possível, tomar um banho imediatamente com água limpa após esse contato. Nos dias seguintes é necessário observar se ocorrerá alguma evolução de sintomas para procurar assistência médica. Em casos de ferimentos, é importante procurar o médico de imediato”, explica o infectologista.

Doenças que podem ser causadas por águas de enchentes e seus sintomas:

Gastroenterites: vômito, náusea e diarreia. Leptospirose: febre, dor no corpo, dores musculares, dor de cabeça e prostração. Esses sintomas podem aparecer até duas semanas após a contaminação. Hepatite A: vômito, náusea, dor ou desconforto abdominal, febre baixa, urina escura, pele e olhos amarelos. Febre tifoide: febre alta, dores de cabeça, mal-estar geral, falta de apetite, prisão de ventre ou diarreia.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Bình luận


bottom of page