Dra. Cintia Fonseca de Assis Santana é médica ginecologista e obstetra com graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2002), residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (2005) e mestrado em Saúde da Mulher pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente é professora assistente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais no Curso de Medicina, preceptora da residência médica de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Público Regional de Betim, obstetra do Pré-Natal de Alto de Risco no Centro de Especialidades Médicas Divino Ferreira Braga pela Prefeitura de Betim e trabalha no Hospital Unimed Betim (Unimed BH) e no consultório particular.
Dra. Cintia Fonseca de Assis Santana
CRM: 38.156
Atende na Rua Felipe dos Santos, 674 - sala 807. Centro. Betim. Telefones de contato: 2571-1113 ou 98412-7691
Para assistência obstétrica durante o parto se desloca para a Maternidade que a paciente escolheu na região metropolitana de Belo Horizonte.
SUA SAÚDE - Como é o trabalho do ginecologista hoje?
Dra. Cintia - O trabalho do ginecologista consiste em prestar assistência integral à saúde da mulher em todas as suas fases de vida a partir da primeira menstruação, já o obstetra presta assistência durante a gravidez e o parto.
SUA SAÚDE - O que modernizou na ginecologia?
Dra. Cintia - A ginecologia e também a obstetrícia conta na última década com um incremento importante dos recursos diagnósticos de imagem como a ultrassonografia e a ressonância magnética.
SUA SAÚDE - Quais os exames mais importantes solicitados pelo ginecologista anualmente?
Dra. Cintia - A solicitação de exames depende da indicação para cada faixa etária e é sempre precedida da consulta. Considerando as mulheres jovens em idade reprodutiva, o exame mais importante é a colpocitologia oncótica, popularmente conhecido como “Preventivo” ou Papanicolau.
SUA SAÚDE - Quais as maiores preocupações das pacientes?
Dra. Cintia - As preocupações também dependem da faixa etária. Novamente, considerando a paciente jovem, as maiores preocupações são a segurança e a eficácia do método contraceptivo escolhido e o futuro reprodutivo.
SUA SAÚDE - Podemos dizer que, hoje as mulheres estão engravidando mais tarde devido à vida agitada e profissional?
Dra Cintia - Sim, sem dúvida a entrada da mulher no mercado de trabalho e a sua preocupação com a formação acadêmica tem postergado a gravidez.
SUA SAÚDE - Parto normal ou cesariana? Quando e como indicar o melhor?
Dra Cintia - Esta é uma pergunta complexa e várias questões devem ser levadas em consideração. Inicialmente, toda paciente com uma gestação saudável deve aguardar o parto por via vaginal (normal). Mas, somente o obstetra que cuida da paciente durante o pré-natal e o momento do parto pode definir o melhor para bebês mães.
ENTRE NÓS
A MULHER DE HOJE – Desdobra-se em mil.
SEU LIVRO DE CABECEIRA – Bíblia
A PACIENTE – Razão de toda a minha formação
SER MÉDICA HOJE É – Reconhecer que temos limites e buscar aprimoramento sempre
UMA VIDA SAUDÁVEL É – Bem estar físico, afetivo e espiritual
A FAMÍLIA É – Pilar da nossa vida
DEIXE UM CONSELHO – Trate as pessoas como você gostaria de ser tratado.
SEU ESPORTE FAVORITO- Ginástica olímpica
Comments