top of page
Buscar
Foto do escritorConsolacao Resende

Força encontrada na Associação Médica

LEGENDA DA FOTO:

Da esquerda para direita: Dr. Alex Sandre José dos Santos - Urologista (Diretor Financeiro), Dra. Marly Siqueira Cavalero de Macedo - Oftalmologista (Diretora de Eventos); Dr. Expedito Martins Chumbinho - Angiologista (Delegado Efetivo junto a AMMG); Dr. Geam Karlo de Assis Santana - Ginecologista (Diretor Presidente); Dra. Martha Pantel dos Santos Mota - Ginecologista (Secretaria); Dr. Luiz Carlos de Araujo - Anestesista – (Diretor Científico).


A Associação Médica Brasileira (AMB) é uma sociedade sem fins lucrativos, fundada em 1951.


A AMB congrega cerca de 250 mil médicos sócios e tem sob seu comando 27 unidades federativas filiadas e 56 Sociedades Brasileiras de Especialidades. As finalidades estatutárias da AMB incluem defender a categoria médica no terreno científico, ético, social, econômico e cultural. Além disso, a Associação tem o compromisso de contribuir para a elaboração da política de saúde e aperfeiçoamento do sistema médico assistencial do País, orientando a população quanto aos problemas da assistência médica, preservação e recuperação da saúde. A AMB é quem concede os títulos de especialistas, ouvidas as Sociedades de Especialidade, além de elaborar a classificação de honorários para prestação de serviços médicos através de convênios.

O Jornal Sua Saúde entrevistou o presidente da Associação Médica de Betim, dr. Geam Karlo de Assis Santana, que falou da expectativa dos médicos com a vinda de três hospitais para município: Unimed, Marte Dei e Orcca. Também participaram da entrevista, os médicos Luiz Carlos de Araújo, Martha Pantel e Marly Siqueira Macedo.


SUA SAÚDE: Como sua gestão à frente da AMB tem pensado a chegada dos novos hospitais – Unimed, Mater dei e Orcca – em Betim?

Dr. Geam: Enxergamos a necessidade de fortalecer a Associação em nossa cidade. Além destes hospitais, a cidade assistiu à formatura da primeira turma de medicina da PUC MG Betim. Hoje temos 172 associados, que é um volume muito pequeno se pensarmos que são1200 médicos trabalhando aqui.

Temos apoio da Unimed e estamos preparados para receber novos médicos. Teremos a ampliação da nossa sede e já temos o lote e logo estaremos construíndo o espaço. Isto vai aumentar a nossa força, vai chamar a atenção. Temos que ter a consciência de que a Associação nos representa e nos fortalece enquanto profissionais da saúde.


SUA SAÚDE: Sua gestão assumiu em agosto. Diante disto, conte-nos um pouco do projeto que vocês estão abraçando.

Dr. Geam: Nosso foco agrega a classe médica e produção de informação de confiança e, para isto, vamos desenvolver um bom site da AMB. Também estamos trabalhando para que os médicos que aqui trabalham venham para nossa Associação. Muitos não sabem, mas temos verba do FAT para desenvolvermos trabalhos em cada associação. No entanto, tudo exige a participação do médico. Por isto, estamos aqui abertos a escutar e informar. Ou seja, nossa gestão quer aumentar a força por meio de novos associados até 2020.


SUA SAÚDE: Hoje, a facilidade de acesso à informações, sendo muito delas “fakes”, como o médico se insere neste universo, digamos, novo?

Dr. Geam: O médico está tendo que, mesmo mantendo a tradição de assistência dedicada ao paciente, se adaptar a esta nova realidade. Isto muda a relação médico paciente. Temos um papel muito importante, uma vez que, o paciente vai para a internet, lê verdade e mentiras, e nós temos que estar bem atualizados. Por isto, investiremos no site da AMB como fonte segura de informação. Mas é preciso manter a confiança num futuro melhor. E a AMB pode ser um apoio aos médicos da região.


SUA SAÚDE: Para finalizar, dê um recado para os médicos leitores do SUA SAÚDE.

Dr. Geam: Vamos fortalecer nossa Associação. Este fortalecimento é da categoria, é da medicina, é do paciente.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page