top of page
Buscar
Foto do escritorConsolacao Resende

Face de Batráquio


As anomalias congênitas, isto é, que já existem por ocasião do nascimento, são comuns no ser humano, principalmente em certos órgãos ou sistemas, como o cardiovascular e nervoso central. Uma das mais frequentes é a anencefalia, que é incompatível com a vida e caracteriza-se a pela ausência da maior parte das estruturas encefálicas: hemisférios cerebrais, cerebelo e tronco cerebral apenas rudimentar. Faltam também os ossos da abóbada craniana (acrania), que permanece aberta e desprovida de pele na parte superior. Aderida à base do crânio, há massa irregular de tecido nervoso residual e de estruturas vasculares rudimentares. Os olhos são afastados e protrusos, e as órbitas prolongam-se diretamente para a base do crânio. Este conjunto confere à face do feto uma aparência denominada “aspecto de batráquio” (face de batráquio ou de sapo). Foto 1 (um).

A anencefalia surge entre 1(um) a 5 por 1000 nascidos vivos, mais frequentemente em meninas, e acredita-se que ocorra por volta do 20º dia da gestação. A anomalia resulta de um defeito no fechamento da porção anterior de uma estrutura do embrião chamada tubo neural. Essa alteração impede o estímulo indutivo indispensável para formar outras estruturas embrionárias, como as cerebrais e cranianas. De acordo com vários autores, a taxa de recorrência global da anencefalia em gestações subsequentes foi estimada em 4% a 5%, sendo a deficiência de ácido fólico durante as primeiras semanas de gestação um fator de risco. Muitas vezes a anencefalia associa-se a outras anomalias em órgãos distintos, como dos sistemas osteoarticular, renal e cardiovascular.

Os anuros ou batráquios constituem um grupo de animais pertencentes à classe Amphibia, que inclui sapos, rãs e pererecas. Ainda que se possam estabelecer algumas diferenças entre sapos e rãs, estas diferenças não são utilizadas pelos cientistas na sua classificação. Uma particularidade dos anfíbios é a capacidade de viverem tanto na água como no solo. O termo anuro vem do grego, significando ‘sem cauda’.

Os batráquios são caracterizados por longas patas posteriores, corpo curto, membranas interdigitais, ausência de cauda, cabeça achatada e olhos protuberantes, o que motivou a comparação com o rosto do feto anencéfalo.

A anencefalia, como é conhecimento de muitos brasileiros, tem sido motivo de questionamentos jurídicos. O Supremo Tribunal Federal decidiu por 8 a 2 que aborto de feto sem cérebro não é crime. O código penal criminaliza o aborto, com exceção aos casos de estupro e de risco à vida da mãe e não cita a interrupção da gravidez de feto anencéfalo.

De um juiz: Aborto é crime contra a vida. No caso do anencéfalo, não existe vida possível. O feto é biologicamente vivo, mas juridicamente morto, não gozando de proteção estatal. A anencefalia é incompatível com a vida. Opinião de outro juiz: um bebê anencéfalo é geralmente cego, surdo, inconsciente e incapaz de sentir dor. Apesar de alguns indivíduos com anencefalia poderem viver por algumas horas ou mais, a falta de um cérebro descarta completamente qualquer possibilidade de haver consciência.

A decisão do STF permitiu a interrupção de gravidez em casos de anencefalia.

(Artigo baseado em várias fontes e Anencefalia e Anomalias Congênitas: contribuição do patologista ao Poder Judiciário. Luciana de Paula Lima Gazzola, Frederico Henrique Corrêa de Melo. Revista Bioética. Vol. 23, n. 3 (2015).

*ANALOGIA: PONTOS DE SEMELHANÇA ENTRE

COISAS DIFERENTES; SIMILITUDE, PARENCENÇA



Prof. Dr. José de Souza Andrade Filho**

Analogias em Medicina

**Patologista no Hospital Felício Rocho

**Membro da Academia Mineira de Medicina

**Professor de Patologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.

75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Em dia com a saúde da mulher

Hoje, a medicina avançou nas mais diversas áreas, com destaque para a ginecologia. Diante deste cenário, estar atualizado e conseguir...

AS CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Wenceslau Moura - Engenheiro Civil e membro do Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental) ​ Há 26 anos fundamos, eu, meu pai e mais...

O uso de máscaras na prevenção

Hoje é fundamental o uso da máscara para conter a proliferação da Covid-19. Antes da pandemia causada pelo novo Coronavírus, era quase...

Comments


bottom of page