top of page
Buscar
Foto do escritorConsolacao Resende

Em breve, complexo de saúde para tratamento do câncer


O início da construção de um grande complexo hospitalar, com ambulatório, hospital e centro de estudos para tratamento do Câncer, terá início nos próximos meses.

O projeto é da Organização de Combate ao Câncer (Orcca), que já conta com o terreno, que foi doado pela Prefeitura de Betim, bem como o dinheiro para a primeira parte da obra. Para falar sobre a Orcca, o jornal SUA SAÚDE entrevista o atual presidente da instituição, Anderson Borges, conhecido por Borginho.

SUA SAÚDE: Explique para a população o que é a Orcca? Borginho: A Orcca é uma entidade filantrópica, ou seja, não possui fins lucrativos, que atende à população de baixa renda na área de prevenção e de tratamento aos pacientes com câncer. A entidade já tem 15 anos, sempre buscando atender com excelência aos nossos pacientes.

SUA SAÚDE: Como é o trabalho feito pela Orcca? Borginho: Os atendimentos são feitos de segunda à sexta, em horário comercial, na nossa sede, que fica do lado do Hospital Regional de Betim. Lá temos atendimento e acolhimento aos pacientes oncológicos, bem como os filhos de pacientes por meio do projeto Apoia, uma vez que entendemos que o Câncer é uma doença que afeta a todas os membros da família. Além deste projeto, a Orcca tem a farmácia que ajuda com medicamentos e suplementos para pessoas carentes, temos um consultório odontológico e uma parte assistencial.

SUA SAÚDE: Como a Orcca se mantém? Borginho: A Orcca é mantida por doações da população de Betim e região, bem como parceiros empresas e entidades, numa grande corrente para ajudar ao próximo. Acima de tudo, temos Deus que não deixa faltar nada para alavacarmos este projeto!

SUA SAÚDE: É verdade que teremos um hospital do Câncer na cidade de Betim, no nível do Hospital de Barretos? Borginho: É verdade sim, que vamos construir o Hospital do Câncer de Betim, contando com doações da população e dos nossos muitos parceiros. O terreno, que fica na avenida Edmeia Matos Lazzarotti, após o Supermercado Apoio Mineiro, foi doação da Prefeitura de Betim e está destinado a um grande Complexo para tratamento e acolhimento no tratamento do Câncer, bem como estudo desta grave doença. Não se trata de um hospital apenas, mas será um ambulatório + hospital + centro de estudos. O melhor é que tudo será para atender ao paciente com Câncer, principalmente, aquele que não tem condições para fazer o tratamento.

SUA SAÚDE: Existe algum político por trás da Orcca? Borginho: Nossa instituição não tem nenhum cunho político e, portanto, somos apartidários. É justamente o fato da entidade não ter vínculos partidários que a fez a Orcca crescer nestes 15 anos. Ela nasceu pelas mãos de médicos oncologistas e fundadores da Cetus Betim, doutores Victor Hugo, Charles e Bruno, que sonharam com uma vida digna para seus pacientes com câncer. Hoje, ela está entregue nas mãos de cidadãos betinenses, sem ligações político-partidárias. Mas, isto não impede que políticos possam ajudar a entidade, pois trata-se de uma luta diária pela dignidade e cura de pacientes com câncer.

SUA SAÚDE: Quem são os parceiros da Orcca? Borginho: Esta pergunta é difícil, pois temos muitos parceiros e vou preferir não nomear todos aqui, para não incorrer no erro de esquecer algum deles. É que para nós da Orcca, o valor doado seja de uma pessoa física ou de uma pessoa jurídica é o mesmo, pois sabemos que só o coração importa. Para você leitor, vou dizer que a Orcca consegue congregar em torno do seu trabalho instituições como o Lions Clube (responsável pelo bazar que sustenta a farmácia), Rotarys, as lojas Maçônicas da cidade, a CDL Betim e a Ong Hubsocial. Só um trabalho de amor faria isto. Hoje temos o Superluna e o ABC trabalhando com o troco solidário. O que sobra da sua compra, seja centavos, podem ser revertidos para a Orcca. A todos os parceiros (não vou nomeá-los pelo nome), somos gratos, pois vocês ajudam pessoas com Câncer a acreditar num mundo melhor e, desta forma elas se fortalecem internamente e, muitas vezes, fisicamente.

SUA SAÚDE: Quem quer ajudar, o que fazer? Borginho: O contato da Orcca é pelo telefone 31 3595-3882, ou doe o troco solidário em compras no Superluna e no ABC, ou ainda, use as sacolas ecológicas do Superluna, todas são destinadas à Orcca. E ainda, pode doar dinheiro a ser debitado na conta de luz e também trabalho, roupas, mantimentos, etc. Acreditamos que a chave para um mundo melhor é a gratidão e a doação. Somos um pelo outro, isto é o que importa.






1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page