A detecção precoce é um dos métodos mais eficientes utilizados para o diagnóstico do câncer. No caso do câncer de mama sabe-se que 95% dos casos diagnosticados no início têm possibilidade de cura. O Sua Saúde entrevistou o médico mastologista Dr. Vitor Manuel Brostel Nunes Leal, que esclarece a importância da detecção precoce do câncer de mama e dá dicas sobre qualidade de vida.
SUA SAÚDE: QUAL A CHANCE DE UMA MULHER VIR A TER CÂNCER DE MAMA DURANTE A SUA VIDA?
Dr. Vitor: Na população em geral, 5 em cada 10.000 mulheres terão câncer de mama, ou seja a incidência é de 0,0005%. Este risco aumenta a partir dos 50 anos de idade e de acordo com o histórico familiar de câncer de mama ou de ovário.
SUA SAÚDE: QUAIS OS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO?
Dr. Vitor: O principal fator de risco ainda é a predisposição genética. Mulheres que possuem parentes de primeiro grau que tiveram câncer de mama correm mais riscos.
SUA SAÚDE: IMPLANTE DE SILICONE CAUSA CÂNCER DE MAMA?
Dr. Vitor: Já está bem consolidado na literatura médica que o implante de prótese mamária de silicone não altera em absolutamente nada a incidência de câncer de mama.
SUA SAÚDE: QUAL A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA? QUANDO DEVE SER FEITA?
Dr. Vitor: A mamografia ainda é o principal exame para detecção precoce do câncer de mama. Para as mulheres de baixo risco, a mamografia deve ser realizada a partir dos 40 anos, a cada 2 anos e a partir dos 50 anos, anualmente.
No grupo de mulheres consideradas de risco aumentado, cada caso deve ser considerado de forma individual, de acordo com risco específico da pessoa.
SUA SAÚDE: UM CISTO DE MAMA PODE EVOLUIR PARA UM CÂNCER?
Dr. Vitor: O termo “cisto” significa acúmulo de secreção ( líquido) dentro de qualquer estrutura do nosso organismo. No caso das mamas, o câncer nunca será de forma cística ou líquida e, sim, sempre de forma sólida. Portanto, cistos não oferecem risco para as mamas.
SUA SAÚDE: O CÂNCER DE MAMA TEM CURA? COMO É FEITO O TRATAMENTO?
Dr. Vitor: Sim, assim como qualquer outro câncer , o de mama tem cura desde que diagnosticado na hora certa, ou seja, na fase inicial.
O tratamento dependerá do estágio que foi diagnosticada a doença, a idade da paciente e de características específicas de cada tumor.
SUA SAÚDE: COMO PREVENIR DO CÂNCER DE MAMA?
Dr. Vitor: A melhor forma de se prevenir contra o câncer de mama é se informar de forma correta a respeito do risco familiar e estar atenta às alterações nas mamas, como por exemplo presença de nódulos, secreções ou alterações de pele.
Vitor Manuel Brostel
Nunes Leal - CRM MG: 24.381
Ginecologia / Mastologia
Av. Governador Valadares, 471
Sala 303 – Centro – Betim.
Tels: 3521-4799 / 2571-6956
Comments