Os pés são a base do alinhamento e sustentação do corpo por isso quando pisamos errado (pronação ou supinação) geramos um desequilíbrio corporal.
A consequência é uma série de problemas posturais (lesões, dores, calosidades, queimações e patologias). Dados mostram que 75% dos brasileiros têm ou já tiveram dores nos pés, tornozelos e joelhos.
PATOLOGIAS ÓSSEAS OU ARTICULARES
Os pés são considerados uma das partes mais complexa do sistema locomotor possuindo 24 ossos, 33 articulações e mais de 100 músculos, tendões e ligamentos. Ele nos permite tanto ficar em pé como andar, correr, saltar (força, flexibilidade e mobilidade). Sobre efeito do uso de calçados inadequados muitos apertados ou saltos muito altos, sedentarismo, idade avançada, sobrepeso ou por razões genéticas (plano ou cavo) os pés podem acabar se deformando em diferentes sentidos.
PALMILHAS
Elas são executadas a partir de molde de gesso e desenvolvidas de acordo com o tipo de pisada oferecendo aos seus pés um suporte único. O apoio do arco permite melhor proporção das aticulações (subtalar e médio társica) melhorando a distribuição da pressão plantar. São elaboradas com borrachas específicas e elementos de alta qualidade que, por sua vez, irá oferecer o máximo de absorção, mais conforto e menos esforço.
TIPOS DE PÉS
PÉ PLANO - Mais conhecido como pé chato, o pé plano é aquele que possui pouca ou nenhuma formação do arco longitudinal, este tipo de pé geralmente é hipermóvel não suportando o peso como deveria vindo a cair para dentro. O pé plano está relacionado com a pisada pronada.
PÉ CAVO - É aquele que apresenta um arco muito alto. Mesmo com descarga de peso, este tipo de pé geralmente é rígido, amortecendo mal o impacto. O pé cavo está relacionado com a pisada supinada caindo para fora.
PÉ DIABÉTICO - É uma patologia extremamente importante a ser tratada com palmilhas. A diabetes é uma doença que destrói a capacidade sensitiva dos pés, isso faz com que o portador dessa patologia não tenha a proteção adequada na hora de pisar, criando áreas e calosidades que posteriormente podem se transformar em úlceras. Os pés diabéticos também são suscetíveis a fratura espontânea devido a falta de sensibilidade.
PÉ PLANO (Infantil) - se define pela ausência do arco dos pés das crianças, sem este arco as crianças apóiam com toda fáscia plantar no chão criando um desequilíbrio corporal ocasionando quedas e sobrecarga nos joelhos.
ESPORTES - Lesões são comuns em atletas profissonais ou amadores. As palmilhas sob medida tem como objetivo aumentar a área de contato ao solo durante as fases da pisada, buscando distribuir a força de reação ao solo em toda fáscia plantar. São construídas com borrachas com característas adequadas à prática desportiva, que melhoram a performance: flexibilidade, leveza, resistência, absorção de impacto no calcanhar e arcada metatársica, retorno energético e um forro de memória rápida para um conforto extra.
METATARSALGIA - Resulta em uma dor na parte frontal do pé na área dos ossos metatarsos, gerando desconforto e queimações. Embora pareça que a dor é em toda parte frontal dos pés geralmente é em apenas um osso e é mais comum entre o segundo e o terceiro.
ESPORÃO DE CALCÊNEO - Ele surge devido ao crescimento excessivo e anormal de uma parte do osso do calcanhar e pode ocorrer na parte de trás ou debaixo do pé.
SERVIÇO
Centro Ortopédico Av. Amazonas, 343 - 1 - Centro, Betim Telefone: (31) 3531-5108 Av. Gov. Valadares, 229 - Centro, Betim Telefone: (31) 3592-7217
Commenti