A constelação familiar é um trabalho conduzido pela experiência de vida do alemão Bert Hellinger e tem como objetivo elucidar traumas e emaranhamentos desta vida ou de antepassados.
O conceito central da Constelação é que cada família se organiza como um sistema e cada sistema tem uma ordem natural a ser estabelecida pela ordem de chegada, Bert Hellinger trouxe esse conceito como ordens do Amor. Quando corrompemos essas ordens trazemos desordens, traumas e emaranhamentos.
A primeira ordem é o pertencimento. Todos temos o direito de pertencer a um grupo, sociedade e principalmente a nossa família. Neste caso essa ordem nos mostra que sempre que algum membro do grupo familiar for excluído outro membro se colocara a disposição vivenciando o destino deste que foi embora.
A segunda ordem é a hierarquia. Por muito tempo essa ordem foi vivenciada onde os mais novos protegiam os mais velhos, até mesmo pela consciência do grupo continuar a existir. Porem percebemos hoje que essa consciência arcaica pode se repetir inconscientemente como quando um jovem percebe seus pais ou um membro da família triste. Ele se põe a serviço da felicidade do outro demandando toda sua energia de vida para esse processo, assim ele sai do seu próprio destino, chamamos esse evento de “amor cego”, u amor infantil que prejudica o movimento familiar sistêmico de expansão.
A compensação é a terceira ordem, onde temos que lidar com o dar e receber da vida. Esse movimento é a base de qualquer relação seja ela amorosa, com dinheiro ou saúde. Saber receber e doar em fluxo continuo é o maior desafio humano. Se recebemos demais ficamos cheio e um peso de não conseguir transmitir nos paralisa e se doamos demais esvaziamos nosso estoque e sem energia para vida.
COMO ACONTECE ESSE TRABALHO?
No trabalho em grupo utilizamos representantes que são pessoas que entrarão em ressonância com o assunto a ser desenvolvido. Pode ser tratado qualquer assunto, desde relacionamento, traumas, ou mesmo dificuldades que enfrentamos na vida.
Todas nossas referencias e modelos surgem com nossa família, aperfeiçoamos na vida porem carregamos aspectos em sua profundidade.
O trabalho individual também acontece da mesma maneira que em grupo, porém todos os representantes são modificados por símbolos como bonecos, ancoras, desenhos. Esse trabalho exige um encontro de uma hora e meia a duas, onde o cliente e facilitador passara por todos os símbolos, revelando qual dinâmica oculta inconsciente está sendo vivenciada pelo cliente.
DEPOIMENTO DE UMA CONSTELADORA
A Constelação Familiar é uma terapia desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger, que tem como objetivo trabalhar as dificuldades existentes nos sistemas familiares. Traz à luz de forma rápida e precisa, as dinâmicas que ligam o cliente de uma forma disfuncional ao seu sistema de origem, que o limitam em suas possibilidades de ação e desenvolvimento pessoal, impedindo-o de estruturar a sua vida de uma forma positiva.
Esse é um método inovador porque oferece a oportunidade de ser tratado todo o sistema familiar que se vê num emaranhado de problemas, vindo muitas vezes da sua ancestralidade, envolvendo seus antepassados e principalmente os excluídos. Permite interromper padrões negativos que provocam conflitos, doenças, mortes, vícios e toda sorte de dificuldades que acontecem repetidas vezes em uma família.
O objetivo é principalmente promover a reconciliação, inclusive entre os ausentes ou falecidos, restabelecendo assim a ordem no sistema e consequentemente a cura. Simplesmente trazendo à luz a conexão entre um destino e seus efeitos, libertando cada um do peso dos karmas familiares ignorados ou silenciados, mas que criavam repetidas perdas e que são liberados e curados.
SERVIÇO
ALENE MOURA
Terapeuta holística de Betim
Formação Internacional em
Constelação Familiar Sistêmica
Rua Viriato Alexandre Melo, 190 - 103 - Guarujá - Betim
(31) 99666-1669
(31) 3046-1669
Comments