Para os especialistas, profissionais com a mente aberta para o novo, iniciativa e flexibilidade cognitiva terão mais destaque no mercado de trabalho que se aproxima.
Uma nova era no mercado de trabalho é vislumbrada por especialistas, a partir da experiência brusca com a pandemia de coronavírus. Mais do que o fortalecimento do home office, quem acompanha as tendências aponta para a expansão de forma acelerada das profissões ligadas à tecnologia e para o reconhecimento de funções antes em processo de desvalorização. A covid-19 trouxe também mudanças profundas no comportamento dos profissionais. A seguir, o SUA SAÚDE, após pesquisas com especialistas, traz a relação de algumas profissões que estarão em alta no mundo após a pandemia:
CTO - Chief Technology Officer - diretor técnico responsável por cuidar de todas as ações que dizem respeito à infraestrutura tecnológica da empresa.
DESIGNER DIGITAL - projeta, com criatividade e técnica, soluções funcionais para telas de dispositivos diversos.
GERENTE DE TI (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO) - entre as funções do profissional está a de elaborar, de tempos em tempos, o planejamento estratégico de TI da empresa para contribuir na estratégia corporativa.
GESTOR DE MÍDIAS SOCIAIS - responsável pela imagem, pelo relacionamento e engajamento e pela prospecção de uma empresa nos canais digitais. Pensa estrategicamente as possibilidades de negócios por meio de sites e redes sociais.
ASSISTENTE DE MÍDIAS SOCIAIS - pesquisa marcas ou mercados competitivos, executa campanhas nos sites e nas redes sociais, entre outras funções, a partir da estratégia definida pelo gestor.
PROFISSIONAL DE CIBERSEGURANÇA - entre as funções que podem ser desempenhadas estão as de pentester (responsável por testar a rede de vulnerabilidades de uma organização), desenvolvedor de software de segurança, auditor de segurança, arquiteto de segurança, gerente de produto e diretoria de governança de dados.
PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE MENTAL, COMO PSICÓLOGOS E PSIQUIATRAS - necessários para auxiliar no combate às doenças do século 21: síndrome de Burnout, transtorno de ansiedade, depressão e síndrome do pânico.
INSTRUTORES DE IOGA, DE MEDITAÇÃO E TERAPEUTAS HOLÍSTICOS - profissionais que ajudam no equilíbrio energético, mental e emocional de cada pessoa.
PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE - como técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos especialistas em infectologia e virologia - a pandemia do coronavírus foi a maior dos últimos cem anos, mas outras já ocorreram e, segundo especialistas, o mundo não está livre de novas ocorrências.
BIOTECNÓLOGO - desenvolve e aplica tecnologias em diferentes áreas, pesquisa os efeitos de medicamentos e substâncias químicas e estuda o melhoramento genético.
CONSULTOR FINANCEIRO - presta serviços financeiros a pessoas físicas e jurídicas, com base na situação financeira do cliente.
PROFISSIONAL DE RH - acompanha as tendências do mercado, seleciona, treina e desenvolve pessoas, gere o clima organizacional e faz o papel de conciliador entre colaboradores e empresa.
ANALISTA DE CUSTOMER EXPERIENCE - busca novos canais de comunicação para oferecer aos consumidores. Facilita a aquisição, impulsiona a fidelidade e melhora a retenção de clientes.
ESPECIALISTA EM SUSTENTABILIDADE - profissional que pensa estratégias voltadas às pessoas, aos processos e à tecnologia com impacto positivo no ambiente que, ao mesmo tempo, mantêm a empresa competitiva no mercado.
MOTORISTA E MOTOBOY - profissões aquecidas pelos aplicativos de transporte, pelas entregas em domicílio e pelo mercado brasileiro de logística e transporte privado de passageiros. É preciso saber técnicas de atendimento ao cliente e de negociação.
COMPETÊNCIAS PARA O MERCADO
No Fórum Econômico Mundial 2020, realizado em janeiro, os especialistas elencaram 10 competências fundamentais para o futuro de um profissional. São elas, na ordem de importância:
Resolução de problemas complexos
Pensamento crítico
Criatividade
Gerenciamento de pessoas
Coordenação com os outros (atuar de forma compartilhada)
Inteligência emocional
Discernimento e tomada de decisão
Orientação de serviço (reconhecer as necessidades do cliente ou usuário antes que elas ocorram)
Negociação
Flexibilidade cognitiva (disposição para aprender)
Comments