Você sabe realmente como funciona a carreira militar e o que deve
ser feito para ingressar nessa área de atuação?
O militar é uma pessoa que pertence a uma organização que tem autoridade dentro das Forças Armadas - formada pelo Exército, Marinha e Aeronáutica. Juntas, elas trabalham com o objetivo de manter a ordem, segurança e soberania do país. Também se considera militar a carreira do policial militar, da qual não entraremos em detalhes nesta edição.
Para se tornar um militar das Forças Armadas existem determinados pré-requisitos, como idade mínima, conclusão do Ensino Médio ou até mesmo curso superior em determinada área (Engenharia, Administração, Medicina, Enfermagem, Contabilidade etc.).
A carreira militar é vista, atualmente, como uma área promissora, com planos de carreira e possibilitando a ascensão profissional.
No entanto, é preciso saber que a rotina também é bastante puxada e cansativa, além de exigir muito respeito pela autoridade e comprometimento extremo com os princípios de ética, ordem e trabalhar em equipe.
COMO INGRESSAR?
O ingresso na carreira militar ocorre, geralmente, por meio de colégios e academias específicas na formação de oficiais. Para entrar nessas escolas, é necessário preencher alguns pré-requisitos regulamentados em leis existentes nas três áreas: Aeronáutica, Marinha e Exército.
Quando o estudante ingressa nessas instituições ainda no Ensino Médio, ele já tem a possibilidade de conviver com o cotidiano acadêmico militar, desde o vestuário específico (uniforme), dinâmicas e métodos disciplinares, além de atividades físicas para melhorar seu condicionamento, outro requisito muito importante para quem pensa em dedicar-se à carreira militar. Tudo isso é casado com o estudo habitual de disciplinas vistas durante o Ensino Médio.
As principais escolas ligadas às forças armadas são: Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), que é do Exército; Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), que é da Aeronáutica; e Colégio Naval, da Marinha.
GRADUAÇÃO
O ingresso na graduação de nível superior da carreira militar também é bastante concorrido. As provas são aplicadas em grande parte das vezes de forma anual e são formadas por questões objetivas, confecção de redação, além de exames médicos, de condicionamento e avaliação física.
Os estudantes recebem formação acadêmica e treinamento militar básico através de formação técnica. Ao formarem-se, ainda recebem a titulação de Oficial Militar. O curso dura em torno de quatro anos.
Há também outras instituições de ensino superior federais que são ligadas às Forças Armadas e, consequentemente, ofertam cursos superiores de graduação nessas áreas. Entre as mais concorridas, estão o Instituto Militar de Engenharia (IME) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Na carreira militar para mulheres, há certas restrições em algumas áreas de formação, como idade, não estar em período gestacional e até a própria natureza de formação. Mas, elas já estão presentes em quase todas as áreas.
EM BETIM
O policial militar, Cabo Couto, tem investido na preparação de jovens para ingressarem nas Forças Armadas e Polícia Militar, por meio dos concursos militares. O trabalho dele é chancelado pela CepPcMil, que tem know how de mercado. Cabo Couto tem esta tarefa como uma verdadeira missão. “Trabalhamos nosso aluno na sua integridade e valores e, por isto, contamos com o apoio total dos pais”, afirma.
Tudo começou há três anos, no CepPcMil Contagem, bairro Novo Eldorado, onde Cabo Couto foi convidado a dar treinamento físico militar aos alunos. Depois de muita pesquisa, convenceu o Cepcmil a trazer o projeto a Betim, próximo à PM do bairro Alterosas. O corpo docente contra com militares e professores do Colégio Tiradentes.
O trabalho cresceu tanto que o CepPcMil está levando o projeto para Divinopólis, Lagoa Santa e Belo Horizonte. E já conta com outras unidades em Contagem e Sete Lagoas. “Uma escola militar conta com disciplina, organização e ética. Desta forma, o professor torna-se um espelho para os adolescentes se tornarem pessoas melhores na sociedade”, defende.
Além deste trabalho, o espaço conta com o Educar Kids, um projeto voltado para crianças menores, do 1° ao 5° ano, uma preocupação do Cabo Couto com o futuro das crianças que a escola formal não consegue acompanhar ou deixa de lado. Tudo isto, agrega-se o trabalho de palestras nas escolas.
Os interessados podem se informar sobre datas para processos seletivos, nos quais concorrem a bolsas que chegam a 100% de desconto.
Comentários