top of page
Buscar
Foto do escritorConsolacao Resende

Como envelhecer com qualidade

Com o crescente envelhecimento da população brasileira, os cuidados e preocupações com a qualidade de vida e saúde dos idosos também aumentam.

Além da atenção com doenças físicas (hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto), devemos ficar atentos com relação a saúde mental dos idosos. Demência de Alzheimer, Depressão, Ansiedade e abuso de substâncias (ex: álcool) são os distúrbios psiquiátricos mais frequentes na parcela da população com mais de 60 anos e as causas podem estar ligadas a questões rotineiras do envelhecimento. Para falar sobre o assunto, o SUA SAÚDE entrevista o médico Neuro-logista, Dr. Camilo Augusto de Azeredo Coutinho Júnior (foto).

SUA SAÚDE: Dr. Camilo, quais são os principais quadros mentais que podem ser desenvolvidos na velhice?

Dr. Camilo: Os transtornos psiquiátricos mais comum nos idosos são os do humor (depressão, transtorno bipolar), de ansiedade generalizada, distúrbios do sono, demências, abuso de substâncias (álcool, medicamentos) e psicoses.

SUA SAÚDE:

O que é demência? Quais são os tipos de demência?

Dr. Camilo: A demência é uma doença neuropsiquiátrica caracterizada pelo declínio cognitivo (“perda de memória”). Os tipos mais comuns de demência são a Demência de Alzheimer seguida pela Demência Vascular. SUA SAÚDE: Quais os principais fatores de risco que podem levar a transtornos mentais na velhice?

Dr. Camilo: Os principais fatores de risco são: idade, isolamento social, falta de atividades cognitivas e físicas, excesso de rotina, tabagismo, abuso de álcool e outras substâncias, uso excessivo de medicamentos (especialmente aqueles utilizados para insônia) e doenças crônicas (hipertensão arterial, diabetes). Destes, gostaria de explicar melhor sobre o papel da idade como fator de risco para transtornos mentais. O risco de demência aumenta a partir dos 60 anos e vai crescendo, progressivamente, a cada década de vida. Cerca de 25% dos idosos acima de 80 anos terão demência.

SUA SAÚDE: Como se pode prevenir o aparecimento destes transtornos?

Dr. Camilo: A melhor forma de prevenção é manter uma vida ativa e saudável. A prática de atividades físicas e uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes, grãos e peixes são fundamentais para manutenção da saúde mental e física. Evitar excesso de bebidas alcóolicas e interrupção do tabagismo são primordiais para o bom envelhecimento. A automedicação sem-pre deverá ser evitada. Uma vida social ativa e , desta forma, evitando o isolamento são primordiais na prevenção de algumas doenças psiquiátricas e clínicas. Manter uma boa rotina de sono e evitar o uso de benzodiazepínicos (medicamentos “tarja preta”) ajudam a preservar a saúde. Hábito de lei-tura, desenvolvimento de novas habilidades (aprender um novo idioma, informática) também re-presenta importante papel na redução do risco de desenvolvimento de demências e transtornos do humor.

SUA SAÚDE: Qual o papel dos filhos na velhice de seus pais?

Dr. Camilo: Os filhos deverão ficar atentos com relação a alguns sinais de alerta como: isolamento, alterações do humor, au-mento da dependência nas atividades corriqueiras, piora progressiva da memória, redução ou aumento do apetite, ganho ou perda de peso e alterações no padrão do sono. É fundamental que os filhos estimulem as atividades físicas, leitura e a socialização. Não devem tratar os idosos como seres frágeis e incapazes. Ficar atentos com a automedicação e com o uso correto dos medicamentos.

SUA SAÚDE: Quais as recomendações que o Sr. costuma passar para os idosos?

Dr. Camilo: Costumo desestimular o sedentarismo, o excesso de bebidas alcóolicas e o uso de cigarros. Oriento sobre a necessidade da prática regular de atividades físicas e um cuidado especial com relação a alimentação e hidratação. Incentivo os serviços voluntários, a leitura de livros e atividades cognitivas como caça-palavras e jogos de tabuleiro. O isolamento sempre é desestimulado.

SUA SAÚDE: O esquecimento do idoso pode ser normal?

Dr. Camilo: Sim. O que vai diferenciar o normal do patológico é a frequência em que o esquecimento vai ocorrer e se este causa um comprometimento nas atividades de vida diária.

CONTATO

DR. CAMILO AUGUSTO DE AZEREDO C. JÚNIOR

Cardius - Clínica Cardioloógica Rua Aqueber Aristedes Saliba, 75 Centro, Betim Telefone: (31) 2571-1029

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page