PAPO DE CONSULTÓRIO
GISELLE NORMAND
A especialização em Clínica Médica é também conhecida como Medicina Interna e trata pacientes adultos em suas patologias, diagnósticos e tratamento clínico sem atuação em cirurgias. O médico avalia seu paciente de maneira geral e em alguns casos, indica um especialista na área de necessidade específica.
Dr. Cláudio Guzella de Freitas
CRM-MG 25.469
Atendimento na Central Med - Av. Nossa Senhora do Carmo, 497 - Centro - Betim - Fone: (31) 3532-1301
SUA SAÚDE - Como você analisa essa febre das redes sociais na medicina?
Dr. Cláudio - Eu imaginava que as redes sociais seriam um instrumento de democratização de informações, de debates de ideais e instrumento de pesquisas mas vem se transformando em um grande transmissor de mentiras e informações falsas. A saúde é uma das áreas mais afetadas nesse sentido. Uma série de tratamentos de saúde sem validade científica, informações falsas sobre disponibilidade de tratamentos e até mesmo, correntes e campanhas falsas são veiculadas nas redes sociais, e acabam sendo replicadas pelas pessoas desinformadas. Por exemplo, há um post que li há pouco tempo que sugere medidas caseiras para pessoas que estão tendo um infarto. Na realidade, quem está tendo um infarto precisa procurar o quanto antes um serviço de saúde, sob risco de morte e de complicações mais graves da doença.
SUA SAÚDE - Além das Fake News, o que mais existe de informações equivocadas sobre a saúde disseminadas nos tempos atuais?
Dr. Cláudio - Por ser uma profissão muito antiga, que já foi praticada por leigos num passado remoto, as pessoas se sentem absolutamente à vontade para opinar sobre a saúde, mesmo sem deterem os conhecimentos corretos. Por exemplo, muita gente deixa de tomar a vacina contra a gripe, nos grupos que deveriam ser alcançados, como os idosos, porque acha que ela pode causar a doença. Na realidade, a vacina é produzida com virus morto, incapaz portanto de causar a doença. A coincidência de ocorrer sintomas gripais em quem toma a vacina é por existirem outros virus que causam sintomas semelhantes. Outro exemplo, a hipertensão arterial costuma ser uma doença silenciosa, sem causar sintomas e muitas pessoas portadoras da doença só se cuidam quando sentem alguma coisa. E essa falta de cuidados contínuos pode gerar consequências maléficas da hipertensão, no futuro.
SUA SAÚDE - Você tem encontrado pacientes que chegam em seu consultório com um diagnóstico formado por pesquisas nas redes sociais?
Dr. Cláudio - Tenho sim, mas não me incomodo. Acho que as redes sociais são muito importantes. Apenas precisamos aprender a usá-las. É dever do médico e tenho o cuidado de conversar e esclarecer cada paciente sobre as informações que trazem e as dúvidas que têm. Esclareço aos pacientes para tomar cuidado sobre informações que não foram editadas por pessoas e profissionais confiáveis. Oriento que pesquisem bem antes de adotar qualquer informação como sendo verdadeira.
SUA SAÚDE - Isso atrapalha o médico?
Dr. Cláudio - Algumas vezes sim. As informações falsas podem causar danos à saúde, como exemplifiquei no caso de pessoas com dor no peito e suspeita de infarto.
SUA SAÚDE - Como fazer para evitar automedicação a partir de informações erradas?
Dr. Cláudio - Buscar sempre informações confiávies, que possuam algum tipo de editorial. Existem vários “sites” de sociedades médicas, de grupos de apoio a determinadas doenças, do Ministério da Saúde, das secretarias estaduais e municipais de saúde, etc. Sempre procurar informações em “sites” confiáveis. Na dúvida, procurar orientação profissional antes de iniciar ou suspender tratamentos baseado em informações extraídas da internet.
ENTRE NÓS
ESPORTE QUE PRATICA - Hoje caminhada, pelo fato de lesões ortopédicas, adquiridas com as práticas de futebol, corridas e peteca.
FAMÍLIA - É a coisa mais importante pra mim, razão da minha vida e do meu trabalho.
FILHOS - São 3 filhos lindos, duas meninas e um menino. A minha filha do meio é uma menina linda, com necessidades especiais.
COMO VÊ A MEDICINA HOJE - Descobri que é uma extensão da minha maneira de ser. Eu gosto de gente e a medicina é isso, lidar com gente. Eu saí do interior de Minas já com esses valores de gostar de gente, de gostar de cuidar de gente.
UM CONSELHO - Na realidade, dois: ser prudente, ser educado com os outros.
VIVER SAUDÁVEL - Ter equilíbrio entre o que pensa, come, e faz.
O PACIENTE- É a razão da minha profissão.
Comments