Em agosto, o escritor mineiro Guimarães Rosa ganha vida por meio do “Caminho de Rosas” .
O trajeto da Ultramaratona – ciclismo e caminhada – sai de Três Marias e chega em Codisburgo, Minas Gerais, podendo chegar a 300 km. O trajeto com bikes acontece em agosto, neste ano dia 18, e o parte de caminhada será no dia 7 de setembro. Idealizada pelo atleta de mountain bike, André Zumzum, que refez o trajeto da Boiada de Pedro Fonseca em 2012, conforme o livro Grande Sertão Veredas, é sucesso absoluto.
A corrida passa pela região da Boiada acompanhada por Guimarães Rosa em 1952. “Cruzamos o trajeto inúmeras vezes, e por muitas vezes, passamos por sobre ele... Devido a algumas mudanças que ocorreram nos passar dos anos e que impossibilitam seguir o caminho fidedignamente. Mas acredito que seguimos com boa parte dele”, revela André Zumzum.
BETINENSES NA ULTRAMARATONA
A cidade de Betim é destaque no cenário de ciclismo. E atletas da cidade sempre participam de competições, como os Caminhos de Rosas. O proprietário da Center Bike e atleta de mountain bike, Vinicius Penido, 37 anos, é um dos destaques da cidade. Ele participa de competições CXO e CCM. Ele conta que desde criança se descobriu no ciclismo. “Mas, na juventude, parei e acabei ficando sedentário. Em 2006, estava deprimido e redescobri o ciclismo, pedalando uma bicicleta”. De lá pra cá, ele foi intensificando os treinos e em 2016 se sagrou campeão mineiro de mountain bike e, 2017, ganhou a ultramaratona Caminhos de Rosas.
Para Vinicius, pedalar é uma energia boa, uma filosofia de vida. A rotina dele, que é casado e tem filho pequeno, é de academia, Pilates e pedala 6 vezes por semana. Ele também faz acompanhamento com nutricionista e médico.
A equipe de Betim conta com a participação do advogado Álvaro Amaral, o Alvinho, Rosane Silva, Stalen Scofield e Cinthia Scolfield, Flávio Rolim e Mônica, Vinicius Penido e Edilaine Penido. Esta turma recebeu a equipe Sua Saúde, no Espaço Bar Lá em Casa – Rua Antonio Augusto de Resende, 317 – Centro (Reserva: 31 99733 1615) para falar de Ciclismo.
UM EXEMPLO SÊNIOR
Outro destaque em ciclismo é o servidor público e atleta, Israel Tomaz Ferreira, de 57 anos. Em 2016, ele foi o único atleta a completar a grande volta Mountain Bike, de Búzios a Parati, Região Serrana do Rio, tendo pedalado 1.064 km.
Ele se dedica ao ciclismo desde 2007. “Naquela época, eu estava com muita dor na coluna e indisposição. Foi quando meu amigo, Maurício Torres Soares, me incentivou a pedalar. De lá pra cá, ele não parou mais. Entrou para cuidar da saúde, mas gostou tanto que há seis anos começou a competir. Treina de duas a três vezes por semana. “Além disto, tenho uma grande incentivadora, minha esposa, Cida Marciano, de 56 anos”.
“O senhor… mire, veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam, verdade maior. É o que a vida me ensinou.
Isso que me alegra montão.“
João Guimarães Rosa
Comentários