Os brinquedos educativos e pedagógicos são grandes aliados do desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
Isso porque, eles são pensados estrategicamente para trabalhar e despertar habilidades, sentidos e aspectos cognitivos e comportamentais – fatores que contribuem tanto para o crescimento psicomotor dos pequenos, como também para a construção da sua personalidade. Mais do que diversão os brinquedos educativos estimulam o raciocínio lógico. É importante sempre respeitar os limites da criança, antes de comprar um brinquedo certifique-se que ele é adequado para a idade do seu filho. É no ato de brincar que as crianças exercitam e ampliam suas habilidades emocionais, intelectuais, motoras e sociais. As dimensões permitidas nas brincadeiras incentivam a imaginação e a fantasia, além de explorarem sentimentos, reações e experiências. As crianças também desenvolvem a parte física com um todo, ganhando força, agilidade e desenvoltura. O brinquedo tem um papel importante nesse processo, pois é um convite à própria brincadeira, tornando-a mais completa, produtiva, divertida e, muitas vezes, transformando essa experiência em uma simulação suave da vida adulta. É nesse contexto que os brinquedos educativos e pedagógicos entram, para deixar as atividades ainda mais objetivas e proveitosas.
BRINQUEDOS EDUCATIVOS X BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS
Os brinquedos educativos são aqueles que permitem que a criança explore as possibilidades, sem interferências externas, de uma forma livre e com poucas regras. A criança é capaz de estimular habilidades como raciocínio e coordenação motora, além de desenvolver a percepção de cores, formatos e sons. A presença de um adulto é sempre bem-vinda, mas nesse caso, fica em segundo plano. São bons exemplos: Brinquedos de encaixe, Chocalhos, Instrumentos musicais. Os brinquedos pedagógicos, por sua vez, pedem a presença e o direcionamento de um adulto — por isso são muito comuns em escolas. São jogos que demandam explicações, orientações de como brincar e interagir. Existem regras mais claras, e as crianças são conduzidas à brincadeira. São bons exemplos: Dominó, Jogo da memória, Jogos com letras e números Por qual optar? Ambos podem ser usados em casa ou no ambiente escolar, bastando ter cuidado em relação à indicação etária. Para escolher entre um brinquedo educativo ou um brinquedo pedagógico, os pais precisam apenas definir o objetivo que querem atingir: desenvolver habilidades ou reforçar conteúdo.
COISINHAS DE LUXO INDICA
BRINQUEDOS POR FAIXA ETÁRIA
Pela experiência com os filhos, o casal Diego Lara e Roberta Paz montou a loja Coisinhas de Luxo, que é especializada em fantasias e brinquedos educativos e pedagógicos. Eles revelam que a inspiração veio dos filhos. “A necessidade de termos momentos com nossos filhos e, ao mesmo tempo, trabalhar o lado intelectual e social deles, nos levou a abrir a Coisinhas de Luxo”. A loja completa um ano neste mês de outubro.
O sucesso foi imediato, pois muitos pais e cuidadores já perceberam que é preciso permitir o desenvolvimento das crianças por meio de atividades ao ar livre, em locais diferentes como fazendas, matos, etc, além de dar a possibilidade de desenvolveram as habilidades sociais.
CONTATO
COISINHAS DE LUXO Rua Amélia Barbosa, 57 Centro - Centro - Betim (ao lado da Faculdade Pitágoras) www.coisinhasdeluxo.com.br Instagram:coisinhasdeluxostore (31) 99725-0176
Comentarios