A Esap Betim está funcionando atrás do Hospital Regional,
no bairro Jardim Brasília.
O envelhecimento é um processo que se constrói no transcorrer da existência humana. Não ficaremos velhos aos 60, 70 ou 80 anos, pelo contrário, envelhecemos a cada dia. Porém, dificilmente isto é aceito pelas pessoas, em virtude de mitos e estereótipos socialmente impostos que colocam o velho como alguém à parte da sociedade em que apenas geraria ônus, pois deixou de fazer parte do mercado produtivo. Hoje, o Brasil já pode ser considerado um país de idosos, principalmente em Curitiba, segundo padrões estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Portanto, é fundamental que todas as pessoas, e, em especial, os profissionais de saúde, compreendam o processo de envelhecimento e suas peculiaridades de forma a direcionar os esforços na construção de um futuro digno e humano a todos. O nosso propósito, ao elaborar este curso, é apresentar os principais conhecimentos relacionados ao processo do envelhecimento e o cuidar. Para atingir tal objetivo, estudaremos: o envelhecimento, o cuidar, o cuidador e o cuidado com a pessoa idosa. o curso será útil para familiar, amigo ou profissional que tem a função de cuidar de um idoso. Formação de excelência pelas melhores práticas recomendadas pela OMS – Organização Mundial de Saúde.
SOBRE CUIDADORES E SUAS FUNÇÕES:
CUIDADORAS DE IDOSOS ADULTOS E CRIANÇAS: Profissionais capacitados para cuidar de idosos adultos e crianças que necessitem de cuidados especiais com acompanhamento em tempo integral ou parcial.
CUIDADORAS COMO ACOMPANHANTE DOMICILIAR: Profissionais capacitados a fazer companhia a idosos que moram sós ou permaneçam por um período sem companhia e que gozem de relativa saúde, neste segundo caso são geralmente contratados por parentes ou filhos que precisam se ausentar por determinado período.
CUIDADORAS COMO ACOMPANHANTE HOSPITALAR: Profissionais capacitados para permanecer como acompanhante de pacientes em clínicas e hospitais em seu processo de recuperação, dando o suporte básico.
CUIDADORAS TEMPORÁRIAS: Profissionais capacitados para acompanhamentos em períodos pré-determinados.
CUIDADORAS PARA BANHOS: Profissionais capacitadas para banhos em Idosos ou Adultos. (Mínimo 03 por semana)
CUIDADORAS SUBSTITUTAS PARA FÉRIAS: Profissionais para substituir férias.
DEVERES DAS CUIDADORAS
A CUIDADORA é contratada para cuidar da pessoa idosa ou pessoas com debilidades temporárias ou permanentes. Muitas famílias ignoram as tarefas que lhe cabe e também cobram dela os afazeres domésticos. O perigo é que ao fazer estes serviços, ela deixa de atender a pessoa idosa ou debilitada. Cabe a cuidadora esclarecer ao familiar suas obrigações e atividades inerentes à ocupação, no momento de ser contratada.
MERCADO DE TRABALHO
O envelhecimento da população brasileira e a maior expectativa de vida abrem oportunidades de trabalho para os profissionais especializados no atendimento a idosos Organizações não governamentais(ONGs) que procuram melhorar a qualidade de vida da terceira idade é um campo de trabalho em crescimento, assim como crescem vagas em cursos para qualificação de profissionais da saúde sobre o processo de envelhecimento. O profissional também é chamado para trabalhar em programas educativos e de promoção à saúde do idoso promovida pelos planos de saúde, em hospitais de cuidados paliativos e em residenciais para idosos. Outro importante nicho de atuação é o atendimento domiciliar. As regiões Sul e Sudeste concentram as melhores oportunidades.
Paulus Nunes
Professor e Pós-Doutor em Gerontologia, Reitor da Escola Superior do Paraná, jornalista e membro da API Associação Paranaense de Imprensa Presidente da Sociedade Brasileira de Física Quântica e Suplementos Nutricionais - SBFQ Patriarca Católico e Sumo Sacerdote Superior do Patriarcado de Jerusalém nas Américas - IAVCBF Escritor e Professor Universitário com Pós Doutorado em Teologia e filosofia. O Menor em Cristo Jesus.
Comentários