top of page
Buscar
Foto do escritorConsolacao Resende

Baixa qualidade pode interferir na saúde


Nunca a expressão popular “o barato que sai caro” foi tão bem utilizada quanto ao uso de bijouterias de baixa qualidade.


Embora o preço possa ser atrativo, peças de fornecedores de baixa qualidade podem trazer altos índices de químicos prejudiciais à sua saúde como mercúrio, chumbo, cádmio, arsênio, bromo e cloro dentre outros. Além das alergias, esses materiais têm sido associados a diversos impactos na saúde como problemas hepáticos e câncer além de possíveis impactos no feto de gestantes.

Normalmente, esses acessórios são usados por mulheres de todas as idades, mas existem riscos maiores às gestantes e às crianças. Por isso deve-se evitar que crianças tenham contato com esses produtos, principalmente porque crianças estão mais propensas a engolir, chupar ou mastigar essas joias e consequentemente aumentar sua exposição ao chumbo, cádmio e outros metais pesados, que são conhecidos por serem tóxicos.

O indicado são as semijoias e bijouterias antialérgicas que recebem camadas de foliações a ouro e por isso seguramente não causam alergias.

Vejamos quais são os riscos à sua saúde:

1. MATERIAIS QUE DESENCADEIAM ALERGIAS

Os sinais alérgicos, nesse caso, são os mesmo do que em outros tipos de dermatite de contato, em que substâncias presentes na composição do metal, no revestimento ou até mesmo na cola utilizada nesses adereços entram em contato com a pele e desencadeiam reações “exageradas” do organismo contra esse “corpo estranho”.

Principais sintomas são a coceira excessiva, considerável vermelhidão e até em casos mais graves, inchaço na região. Sempre preste atenção nos sinais de sua pele!

2. ALERGIA A NÍQUEL, O VILÃO MAIS COMUM

O níquel é um dos principais metais utilizado em bijouterias com a intenção deliberada de baratear o seu custo de produção. A reação desencadeada pelo níquel parte da mesma lógica das alergias mais comuns, ou seja, em caso de irritação da pele aconselha-se interromper o uso do acessório e, se possível, consultar um médico dermatologista.

3. CONTAMINAÇÃO POR CÁDMIO

Cádmio pode acabar com seus rins! Segundo a Receita Federal, só no Brasil chegaram nos últimos cinco anos cerca de nove mil toneladas de bijuterias importadas da China e, desse total, a maioria dos produtos mostrou níveis de cádmio em concentrações que variam de 32% a 39%, porcentagem muito mais alta do que a tolerada em alguns países. Nos Estados Unidos, a concentração máxima permitida é de 0,003%.

O cádmio pode ser absorvido tanto pelas vias aéreas quanto pela pele e o problema de estar exposto à essa contaminação é a dificuldade que o organismo tem de eliminá-lo depois que ele é absorvido.

4. CONTAMINAÇÃO POR CHUMBO

Contaminação por Chumbo pode ocasionar Câncer! Em geral, as peças de baixa qualidade não recebem o tratamento com banho metálico de forma ideal e, em consequência disso, as partículas metálicas que a compõe migram com maior facilidade para o exterior da liga metálica e se decompõe com facilidade no próprio suor.

Como o suor tem característica química de ordem ácida, a passagem do chumbo para o organismo é facilitada e o metal acaba se acumulando especialmente no epitélio dos túbulos renais e fígado.

Apesar da excreção desse metal ser mais fácil se comparado ao o cádmio, uma vez que parte dele é excretado junto com a bile, o acúmulo de Chumbo no sangue pode causar doenças sérias, principalmente toxicidade hepática, câncer e outras doenças crônicas.

5. CÂNCER E ALTERAÇÕES CROMOSSÔMICAS

Além das alergias, diversas substâncias altamente tóxicas como como mercúrio, chumbo, arsênio, bromo, cádmio e cloro (PVC) podem ocasionar desde vômitos e enxaqueca a Câncer e alterações cromossômicas.

Existem substâncias que estão inclusas no material de fabricação dos mais variados tipos de acessórios e é praticamente impossível para as pessoas leigas identificarem a sua composição a olho nu.

Na hora de adquirir peças de baixa qualidade pense bem nos riscos que estas podem trazer à sua saúde, principalmente porque alguns dos sintomas podem não ser tão visíveis como alergias na pele.

6. OBSTRUÇÃO DAS GLÂNDULAS SUDORÍPARAS

Muitos dermatologistas alertam para que não se use nenhum tipo de adorno na hora de se fazer atividade física, pois eles podem obstruir as glândulas, o que impede a saída do suor e pode resultar em coceira e queimação na região.

Além disso, existem algumas combinações de metais pesados que, com o suor atuam como um propulsor, aumentando a reação que já seria ruim. Em outros casos como o Chumbo que já vimos, o suor pode acelerar ou facilitar a contaminação pelo metal pesado. Por isso sempre fica a dica, se for fazer esportes ou tentar uma sauna evite usar seus adornos e se usá-los, certifique-se que sejam de boa procedência e qualidade.

7. RISCO PARA AS CRIANÇAS – INTOXICAÇÃO É COISA SÉRIA!

As crianças, em sua grande maioria, são reflexos de um espelho que acompanha tudo que os adultos fazem, incluído seus gostos e hábitos. Quando uma criança observa um adulto que utiliza algum tipo adorno – brincos, colares, pulseira e etc – a tendência é que ela brinque de usá-lo também e é aí que mora o perigo!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Em dia com a saúde da mulher

Hoje, a medicina avançou nas mais diversas áreas, com destaque para a ginecologia. Diante deste cenário, estar atualizado e conseguir...

AS CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Wenceslau Moura - Engenheiro Civil e membro do Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental) ​ Há 26 anos fundamos, eu, meu pai e mais...

O uso de máscaras na prevenção

Hoje é fundamental o uso da máscara para conter a proliferação da Covid-19. Antes da pandemia causada pelo novo Coronavírus, era quase...

Comments


bottom of page