Tenho percebido cada vez mais o aumento da prática esportiva. Mas antes de entrar no contexto do assunto, vamos entender as diferenças da prática esportiva. Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelo músculo esquelético que resulte em um pequeno aumento calórico acima do repouso, por exemplo, podemos classificar como uma atividade física uma pequena caminhada até o ponto de ônibus ou até a padaria, lavar um carro, varrer uma casa etc... Já o exercício físico é um tipo de atividade que consiste em movimentos corporais programados, estruturados e sistematicamente repetitivos que têm como objetivo melhorar o condicionamento físico, tais co-mo a dança, a natação, musculação ou até uma caminhada diária com intensidade moderada. O exercício físico pode ser utilizado como uma ferramenta não medicamentosa e muito eficiente contra as doenças crônicas metabólicas. O treinamento desportivo é o conjunto de atividades físicas realizadas por um longo período de tempo, de forma progressiva, que tem co-mo função desenvolver as capacidades humanas, fisiológicas e psicológicas de um indivíduo. São exercícios planejados de forma individualizada e sistemática para a evolução de um atleta. Segundo o Cardiologista Nabil Ghorayeb, o exercício de alta in-tensidade praticado, diariamente e em longo prazo, poderá trazer mais danos ao coração do que fazer bem. Diversos estudos científicos apontam que este tipo de atividade pode causar modificações físicas nas paredes do coração, situação que pode aumentar o risco de perturbações do ritmo cardíaco.
Para uma atividade intensa deveremos respeitar
Individualidade biológica Cada organismo reage aos estímulos dos exercícios de uma forma diferente, o que resulta em adaptações específicas.
Sobrecarga Para uma aptidão física ser desenvolvida, o corpo deve receber uma carga mais elevada do que está adaptado. Ex. um nadador chega a treinar de 60 a 90.000 metros por semana.
Adaptação Está ligada ao estresse, ou seja, aos estímulos que o corpo recebe nos exercícios físicos.
Especificidade E mais um dos princípios que se conectam diretamente com a indi-vidualidade biológica.
Sono Para uma boa prática esportiva uma boa noite de sono é recomendável
Alimentação Alimentação sempre acompanhada por um profissional da área.
Após estas informações, gostaria de chamar a atenção para algumas observações:
1 - O treinamento sempre acompanhado por um profissional da educação física. Lembrando que um profissional graduado somente não basta, procure saber qual a sua especialização na área em que você esta treinando.
2 - Jamais treinar por contra própria, procure orientação adequada.
3 - Procure fazer atividade que lhe dê prazer. Faça atividade moderada e regular. Nada extenuante.
4 - Não treine por modismo, procure fazer atividade com alguma finalidade.
5 - Cuidado com atividades em grupo, nem sempre o profissional pode estar observando a execução correta dos seus movimentos, isso pode causar futura lesões.
6 - Exercício de alta intensidade causa envelhecimento precoce, lesões de ombro, joelho, infarto, entre outros. Sempre faça um acompanhamento médico.
7 - Aviso aos pais: cuidado em forçar seus filhos a fazerem atividades físicas. Perceba se ele está feliz. Não transfira a ele as frustrações de seus sonhos.
CONTATO
JOSÉ GERALDO DE FARIA
CREFMG 6414 - CRAEMG 2767 Tel.: (31) 99865-6986
Comments