top of page
Buscar
Foto do escritorConsolacao Resende

Aprendendo a servir desde cedo


Jovens e crianças possuem, em Betim, diversos movimentos que ajudam na formação de um bom caráter, como o Interactive do Rotary, o movimento de escotismo, os projetos Leaozinho e Leo, ligados ao Lions Betim. O Lions Club Betim, que realiza um trabalho de destaque na cidade, apoiou a criação do Léo, em 2018 e do Leãozinho, em 2019.

PROJETO LEÃOZINHO

Os Leõezinhos são filhos e parentes dos sócios dos Lions clubes que tenham até 12 anos de idade. O programa é dividido em três faixas etárias (até 3 anos, de 3 a 7 e de 7 a 12). Existem várias razões para integrar as crianças às atividades do clube, destacando-se:

Promove a tradição do voluntariado Forma clubes voltados à família Oferece uma avenida para as famílias passarem algum tempo juntas Dá nova energia às atividades do clube.

O Programa do Leãozinho ensina como o voluntariado é gratificante, orientando as crianças a terem uma vida dedicada a ajudar os menos privilegiados. Os Lions clubes que implementam o Programa do Leãozinho são incentivados a utilizar atividades que se enquadrem aos estilos de vida e necessidades dos Leõezinhos, sócios do Lions e familiares. Além dos benefícios para os clubes, o voluntariado treina os menores para que enxerguem o mundo por uma nova ótica. O voluntariado ensina os Leõezinhos a terem compaixão, carinho e responsabilidade.

LEO CLUBE

O LEO é um clube de serviço e uma atividade oficial do Lions Clubs Internacional, que tem como objetivo oferecer a jovens de doze a trinta anos oportunidades de desenvolvimento e contribuição, individual e coletiva. Os associados desenvolvem campanhas e atividades voltadas às necessidades da comunidade, como projetos na área da saúde, idosos, crianças, educação e locais carentes. A sigla LEO significa “Liderança, Experiência e Oportunidade”, conceitos básicos da convivência e desenvolvimento dentro do clube. O LEO Clube é o maior clube de serviço juvenil do mundo, firmando parcerias com outros movimentos como o Interact Club, patrocinado pelo Rotary International. Atualmente, existem mais de 180 mil associados, divididos em mais de 6,7 mil clubes de 144 países.

HISTÓRIA

Tudo começou com Jim Graver, treinador do time de baseball da Abington High School, Pensilvânia, EUA. Graver era um sócio ativo do Lions Clube de Glenside, Pensilvânia, e juntamente com outro companheiro Leão, William Ernst, decidiu iniciar um clube de serviços para estudantes do ginásio. Sem hesitar, o Lions de Glenside concordou que um grupo de jovens Leões seria uma boa ideia. Graver e Ernst começaram a trabalhar. Nove meninos do segundo ano, calouros e veteranos, se juntaram ao grupo de 26 jogadores de baseball. Juntos, os 35 adolescentes formaram um clube. Em 5 de dezembro de 1957, o Lions de Glenside concedeu uma carta constitutiva ao LEO Clube da Abington High School. Como o primeiro LEO clube do mundo, o grupo criou o acrônimo LEO - Liderança, Igualdade (mais tarde alterado para Experiência), Oportunidade – Leadership, Equality, Opportunity. E o grupo escolheu as cores vermelho escuro e dourado (as cores de sua escola) como as cores do LEO clube. Os CC.LEO de Abington representavam uma ideia isolada até 1963. Naquele ano, um LEO clube foi formado na Tamaqua Area High School, na Pensilvânia. Logo em seguida, um ex-Leão da Filadélfia formou um LEO Clube em Nova Iorque. Em 1964, havia 27 LEO clubes na Pensilvânia e um em Nova Iorque. O LEO Clube chegou ao Brasil em 28 de agosto de 1969 com a fundação do LEO Clube Maceió - Lagoa (Alagoas).

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page