Menopausa é definida como o tempo na vida da mulher, normalmente entre 45 e 55 anos, quando os ovários param de ovular e as menstruações acabam. Após a menopausa, a mulher não pode mais engravidar.
A menopausa não acontece de repente, a maioria das mulheres experimentam alguns anos de mudança no ciclo menstrual antes dele terminar completamente (período de Peri menopausa). Durante esse período, muitas podem começar a ter sintomas iniciais de menopausa, como: calores ou fogachos, suor noturno, mudança de humor, insônia e secura vaginal. Só se define como menopausa, quando a mulher fica um ano inteiro sem menstruar. A idade média que isso ocorre é de 51 anos (se antes de 40 anos é considerada menopausa precoce, e deve ser sempre avaliada). É uma parte normal da vida da mulher e nem sempre precisa ser tratada. Porém se algumas dessas mudanças atrapalhar o bem estar, tratamentos efetivos devem ser avaliados.
COMO SEI QUE ESTOU NA MENOPAUSA?
O diagnóstico é clínico, pelas alterações no fluxo menstrual (um ano sem menstruar) e não laboratorial, com pedido de exames. Os exames também não definem a necessidade ou não de tratamento e, sim, os sintomas e o bem estar da mulher. Menopausa não acontece de repente
SE EU JÁ RETIREI O ÚTERO (HISTERECTOMIA), QUANDO ENTRAREI NA MENOPAUSA?
A idade média não se altera por isso e ela ocorrerá como nas mulheres com útero. O fato de não se ter a menstruação pode dificultar a percepção desse momento. Os outros sintomas podem ocorrer ou não, como nas outras mulheres.
MINHA MENSTRUAÇÃO ACABA DE REPENTE?
Não é o mais comum. As mudanças menstruais na Peri menopausa podem ser menos ciclos (menstruações a cada 40-50 dias), menos dias sangrando ou meses em que a menstruação falha e não aparece. Nesse período já pode se ter o inicio de sintomas como calores ou fogachos. Algumas alterações menstruais, como: ciclos a cada três semanas ou menos, aumento importante do fluxo menstrual, sangramento pequeno entre os ciclos ou sangramento, mesmo pequeno, após menopausa (um ano sem menstruar), necessitam de avaliação médica.
AINDA POSSO ENGRAVIDAR?
A fertilidade vai diminuindo com a idade,no entanto, enquanto não há o diagnóstico de menopausa existe o risco de gravidez.
SINTOMAS E TRATAMENTOS
Nem todas as mulheres têm sintomas de menopausa e nas que têm eles podem variar tanto no tipo como no tempo que duram. As indicações de tratamento ou não são individuais, não existe uma conduta universal a ser seguida para todas as mulheres. Os sintomas mais comuns: Fogachos: ocorrem entre 60 e 80 % das mulheres. Eles tipicamente começam como uma sensação de calor no peito e rosto, depois se espalha para o corpo e dura em torno de 2 a 4 minutos. Algumas apresentam suor junto e uma sensação de frio apos o término. Algumas desenvolvem ansiedade e palpitações junto com o calor. Podem ocorrer 1 a 2 vezes por dia ou até varias vezes por hora, durante o dia ou noite (sendo a noite mais comum). Problemas no sono: os calores e suores noturnos podem atrapalhar. O desconforto pode ser tanto no início do sono, quanto no decorrer dele. Pode acontecer mesmo sem calor ou suor noturno, levando a irritabilidade e cansaço o dia seguinte. Secura vaginal: prurido, ardor, dor na relação. Depressão e mudanças de humor
COMO TRATAR?
Hoje não definimos uso do hormônio só para reposição, só usamos quando há sintomas que incomodam as mulheres. O estrogênio (hormônio) é o tratamento mais efetivo para os fogachos. Para a maioria das mulheres saudáveis ele não é contraindicado. Deve ser iniciado antes dos 60 anos e usado por volta de 5 anos. Em algumas situações esse período pode ser estendido. Não é recomendado para mulheres com a história (ou de alto risco) para alguns problemas, incluindo câncer de mama, doença cardíaca, AVC (derrame) ou trombose. O estrogênio isolado só pode ser usado para mulheres sem útero. Nas mulheres com útero, deve-se usar uma combinação de estrogênio e progesterona. Existem tipos diferentes de estrogênios e progesteronas. O ginecologista avaliará a melhor formulação para cada paciente. Eles existem na forma de comprimidos, adesivos, gel para pele, além de comprimidos e cremes vaginais. Além de tratar os calores, podem ser usados para os outros sintomas da menopausa, relembrando que a depressão pode necessitar de outros tipos de tratamento. Nos casos de sintomas vaginais isolados, como a secura, a melhor opção é o tratamento tópico vaginal, que não tem limite de tempo a ser usado. Existem outras opções de tratamento, não hormonais, efetivas para os fogachos. Normalmente medicamentos de ação central. São antidepressivos e antiansioliticos que mesmo em baixa dose tem bom resultado. Alguns exemplos: venlafaxina, sertralina, citalopram, entre outros. Outros tipos de medicamentos, como isoflavona (fito hormônio) e alguns outros fito terápicos não tem comprovação cientifica de melhora, muitas vezes atuam como placebo (ou seja, o paciente por estar usando algo sugestiona a sua melhora).
SERVIÇO
DRA. LIDIANE MAGALHÃES LEMOS Ginecologista e obstetra da Clinica Cuidar de Mãe CRMMG 35757 (31) 3532-2032 | 3532-3203 (31) 9294-9452 lidiane@cuidardemae.com.br
Комментарии